Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quarta, 22 de Agosto de 2018 - 10h14

TRE planeja segurança nas eleições com participação da PM, PF, PRF e Civil

da Redação


TRE planeja segurança nas eleições com participação da PM, PF, PRF e Civil

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) confirmou a presença das polícias Federal, Militar, Rodoviária Federal e Civil para garantir a segurança em todos os municípios do Estado durante as eleições de 2018, que acontece no dia 7 de outubro.

De acordo com a diretora geral do TRE, Lia Maria Araújo, o órgão possui um projeto diferenciado de segurança das eleições, inclusive sendo destaque nacionalmente como pioneiro nesse projeto. “Nós fazemos uma parceria com todas as polícias para que elas atuem em torno do TRE durante as eleições, funcionando como uma coordenação de segurança. Em caso de necessidade, o TRE pode solicitar para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ajuda do Exército Brasileiro”, afirma a coordenadora de segurança.

Lia Maria Araújo diz ainda que, em algumas regiões existem a necessidade de uma intensificação nas fiscalizações, pois concentram maior risco de haver tumultos durante a período eleitoral. “Nós temos um histórico de locais que necessitam de um cuidado e reforço a mais e isso a gente faz para dar mais segurança aos nossos eleitores. Esse histórico é seguido todos os anos e vamos atualizando de acordo com o que vai surgindo”, informa a diretora que alega não poder informar quais são os locais, “exatamente para manter a segurança”.

Capacitação dos policiais
O Tribunal já capacitou os policiais militares para que eles possam atuar durante o período de campanha e saibam reconhecer a prática de ilícitos e crimes eleitorais. Segundo a Lia Maria, foram repassadas todas as atualizações e inovações das normais eleitorais, além das orientações básicas.

E nos próximos dias 28 e 29 de agosto, ocorre mais um seminário sobre orientações e conhecimento das normais eleitorais para as polícias. “Finalizando essa capacitação, os policiais estarão aptos a identificar todos os crimes eleitorais que são cometidos durante todo o processo eleitoral”, destaca.

Denúncias
Para fazer denúncias, os canais do TRE estão disponíveis 24 horas. Qualquer cidadão pode denunciar a prática de crimes eleitorais ligando no 0800 148 0148 ou 148. Não é necessário se identificar.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-planeja-seguranca-nas-eleicoes-com-participacao-da-pm-pf-prf-e-civil)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions