Rondônia, quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 04 de Outubro de 2010 - 17h14

TRE relata bastidores do processo eleitoral em Rondônia

TRE-RO


A votação

Em um domingo de manhã chuvosa, boa parte dos eleitores aproveitou para descansar e ir votar um pouco mais tarde, esse foi o retrato do início das eleições 2010 em quase todo Estado de Rondônia.

Em Porto Velho, alguns locais de votação apresentaram queda no fornecimento de energia elétrica, porém a direção do TRE, que já vinha mantendo contato com a CERON, acionou imediatamente a empresa de energia à medida que novos problemas surgiam. Cabe registrar os agradecimentos a CERON que prontamente atendeu a Justiça Eleitoral solucionando todas as ocorrências.

Urnas

Mais de 3.300 urnas estiveram em funcionamento em todo Estado, dessas apenas 33 apresentaram problemas e foram substituídas. O número de ocorrências é totalmente aceitável, representa menos de 1% do total de urnas utilizadas, afirmou o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Domingos Sávio.

Transporte de Eleitores

Segundo a comissão de transportes de Porto Velho os eleitores residentes na Zona Rural não tiveram maiores problemas em seu deslocamento para o exercício do voto. O mesmo quadro de tranqüilidade se estendeu em todo o interior do Estado.

Ocorrências pontuais foram registradas em Porto Velho e seus distritos, porém todas foram sanadas.
Como exemplo das dificuldades encontradas e sanadas, a comissão de transportes destacou os seguintes:
Em Ponta do Abunã, na divisa com o Amazonas, o ônibus que buscaria os índios da tribo Kaxarari, em razão da forte chuva, não conseguiu passar, todavia os indígenas venceram os obstáculos impostos pela natureza e foram votar.
Em União Bandeirantes, nas linhas 8, 9 e 10, o número de eleitores superou as estimativas da comissão de transportes. Neste caso, a comissão contou com a colaboração da empresa Porto Madeira, que gentilmente autorizou seu ônibus a fazer mais uma viagem, visando a atender todos os eleitores.

O veículo destinado a transportar eleitores com deficiência física na linha maravilha, localizada a 6 km da balsa sentido Manaus, atolou. Os responsáveis pelo transporte solicitaram a empresa Rondonavi Navegações que disponibilizassem um trator para a retirada do automóvel, o que foi prontamente atendido sem a cobrança de qualquer valor, nem mesmo do combustível.

O Juiz Edvino Preczevski, responsável pelo transporte de eleitores em Porto Velho, registra seus agradecimentos aos cidadãos que demonstraram sua boa vontade e desprendimento em colaborar com o próximo facilitando o exercício da cidadania.

Segurança

A tranqüilidade sentida pelas ruas do estado de Rondônia é reflexo do esquema de segurança montado pelo TRE, que contou com a parceria de todas as forças policiais. O Disque-Eleição 148 recebeu, somente no domingo de eleição, 226 denúncias relatando possíveis práticas de crimes eleitorais. Nesse mesmo dia, a central 148 registrou mais de 1.000 atendimentos ao público.

Poucas ocorrências policiais foram registradas no Estado, apenas 55 pessoas foram detidas por estarem cometendo, em tese, crimes eleitorais. Nas eleições municipais de 2008, somente no JECRIME de Porto Velho (cadeião) foram 49 registros confirmados de crimes eleitorais. Esses números mostram um decréscimo significativo na incidência criminosa no dia do pleito.

Movimentação no TRE

Ao se aproximar o fim da votação, por volta das 16h 30min, fiscais dos partidos políticos e coligações chegavam ao Tribunal para acompanhar a apuração dos votos. A essa altura, o salão destinado à imprensa já estava repleto de jornalistas cobrindo, em tempo real, os fatos mais relevantes e informando à população em geral sobre todos os acontecimentos inerentes às eleições. Na frente do TRE centenas de pessoas se reuniram para acompanhar nos telões disponibilizados pelo Tribunal a apuração dos votos. No interior do prédio era possível ouvir os gritos de apoio aos candidatos e as manifestações de euforia a cada voto publicado.

Apuração

O processo de apuração dos votos seguiu a mesma trajetória dos anos anteriores e desenrolou-se de forma célere. Por volta das 20h e 30min, 90% das urnas apuradas estavam apuradas. Às 21h30min, 99% das urnas já estavam apuradas, porém em razão de problemas ocorridos na transmissão via satélite, que é o meio utilizado nos locais de difícil acesso para transmitir os dados da votação, a finalização demorou um pouco a ser concluída.

Hoje pela manhã (4), a última urna foi totalizada. A urna estava instalada no Distrito de Nazaré e segundo informações do Chefe de Cartório da 24ª Zona Eleitoral, responsável pela seção eleitoral, a votação em Nazaré acabou por volta de 18h e 30min e já estava escuro. Em razão da chuva o piloto da voadeira decidiu não atravessar o rio até Santa Catarina pois as condições não estavam propícias à navegação. O barco que estava em Calama, na madrugada de ontem, subindo o Rio Madeira trouxe a urna e os técnicos, que fizeram a transmissão dos dados de dentro do barco para o TRE, por volta das 10h de hoje.

Informações sobre o funcionamento das seções eleitorais do voto em trânsito e como foi o voto do preso provisório estão sendo compiladas e serão disponibilizadas, provavelmente no boletim de amanhã (5).


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-relata-bastidores-do-processo-eleitoral-em-rondonia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions