Rondônia, sábado, 14 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sábado, 27 de Outubro de 2018 - 11h17

TRE sorteia seis urnas para auditoria no domingo; eleitores podem acompanhar processo

da Redação


TRE sorteia seis urnas para auditoria no domingo; eleitores podem acompanhar processo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou na manhã deste sábado (27) o sorteio das seis urnas eletrônicas que passarão por auditoria durante o do 2º turno das votações, que acontece nesse domingo (28). O sorteio ocorreu na sede do órgão em Porto Velho.


Durante todo o domingo, haverá a auditoria que poderá ser acompanhada pelos candidatos, partidos, coligações, imprensa e população em geral, no TRE. Foram sorteadas urna de Porto Velho, Jaru, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste, Pimenta Bueno e São Miguel do Guaporé.

De com a presidente da comissão de auditoria de urnas eletrônicas do TRE, juíza Rosemeire Conceição, o objetivo da auditoria é para comprovar a todos os cidadãos a confiabilidade das urnas que estarão nos locais de votação. “A urna é confiável e a Justiça Eleitoral prima pela comprovação disso, trabalhando cada vez mais para evoluir, para que as urnas tenham alta tecnologia de segurança. Nós garantimos que a urna é confiável e para provar isso, a Justiça eleitoral faz a auditoria dos seus próprios trabalhos e ainda contratou uma empresa externa para fazer a auditoria da nossa auditoria”, esclareceu a juíza.

Considerando que a segurança dos votos das urnas tornou-se pauta nacional, a importância da participação da sociedade no sorteio e na auditoria das urnas é essencial, por conta da melhor da garantia, viabilidade e confiabilidade da urna e do sistema eletrônico. “A participação da população é importante porque eles são como um fiscal para nós. Todos vão poder acompanhar todo o processo de lançamento desses votos, apuração dos votos paralelos que serão lançados para verificar o quanto é sério e confiável nosso trabalho”, disse Rosemeire.

Uma parte dos testes de auditoria acontecerá na capital, em três urnas, e a outra etapa da checagem, em tempo real, ocorrerá nas seções eleitorais sorteadas - que poderá recair em qualquer local de votação de Rondônia, onde serão feitas análises do funcionamento de outras três urnas eletrônicas, quanto à regularidade, a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados no dispositivo de votação eletrônica.

A presidente da Comissão de Auditoria, juíza membro Rosemeire Conceição, autorizará o sorteio de três urnas eletrônicas, no auditório do TRE-RO, um dia antes das eleições. No dia da votação, a auditoria acontecerá em tempo real nas seções eleitorais, no local de votação previamente sorteado e nas outras três urnas eletrônicas selecionadas, na sede do Tribunal, em Porto Velho.

Em caso de possíveis problemas no dia das votações, o TRE garantiu que está preparado para qualquer tipo de eventualidade que possa acontecer. “O que pode acontecer no dia são falhas mecânicas das urnas, mas temos mais de 2 mil urnas disponíveis para serem substituídas em caso de problema. Caso o eleitor suspeite de algum problema ele pode procurar o presidente de mesa, relatar o possível problema e o responsável para resolver será enviado até o local”, finalizou a juíza.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-sorteia-seis-urnas-para-auditoria-no-domingo-eleitores-podem-acompanhar-processo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions