Rondônia, sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quinta, 23 de Setembro de 2010 - 16h56

TUDO DENTRO DA LEI ELEITORAL E TAMBÉM COM IGUALDADE PARA TODOS

RONDONIAGORA


Antes, durante e depois. Igualdade para todos. Isonomia em espaço. Direitos iguais. Nas mais de 135 horas de noticiário político – incluindo o maior debate que a TV rondoniense já promoveu, com os cinco candidatos ao Governo do Estado – a TV Candelária, emissora líder do Sistema Imagem de Comunicação (SIC) e todas as suas afiliadas espalhadas por toda a Rondônia, sempre tiveram essa preocupação. E o resultado não poderia ter sido outro: candidatos ao Governo e ao Senado, que sempre partilharam de cobertura jornalística igual, agradeceram, elogiaram e destacaram o esforço da emissora, primeira em transmissão em sistema Hight Definition (HD) no Estado, em não só proporcionar espaço igualitário como, ainda, realizar todos os seus programas cumprindo rigidamente a legislação eleitoral.

Neste contexto, numa questão que chegou a ser levantada pelo Ministério Público Federal Eleitoral não houve qualquer responsabilidade da Candelária pela não divulgação de releases elewtrônicos de alguns dos candidatos ao Governo. O espaço, segundo farta documentação enviada à Justiça Eleitoral antes do período em que o noticiário foi ao ar, comprovou que o espaço não foi utilizado por vontade dos próprios candidatos. E nisso a Candelária não teve nenhuma responsabilidade, segundo o procurador da empresa, o advogado Édio Carvalho. Ele argumenta que o espaço, disponibilizado aos candidatos, pode ser ou não utilizado por eles. “Como exemplo, citamos o caso do programa VIA SAT, que abriu uma hora e meia de entrevista a cada um dos candidatos ao Governo e ao Senado. Todos os utilizaram, menos o candidato Eduardo Valverde, que por problemas de agenda, não compareceu. Então, a emissora não pode ser responsabilizada. O espaço estava aberto, a disposição, a equipe de jornalistas pronta para a entrevista. Como o candidato optou por não comparecer, fica óbvio que a emissora nada tem a ver, em termos de responsabilidade. E amanhã, num segundo turno, se um dos candidatos não comparecer, o programa não acontecerá? Claro que sim, só que será transformado numa entrevista a um só dos presentes. Mas ficará claro, sempre usando o caso apenas como exemplo, que o mesmo espaço, igual, foi dado a todos.

O mesmo caso ocorreu com a divulgação de entrevistas dos candidatos ao Senado, pós debate na Candelária, segunda-feira. Todos os candidatos foram convidados. Documentação enviada ao TRE antes da cobertura, dava essa informação. Os postulantes ao Senado foram especialmente convidados para o evento. Os que compareceram – Ivo Cassol e Pimenta de Rondônia, do PSOL – foram entrevistados. Os outros não o foram por um motivo óbvio: não estavam presentes, mesmo depois de terem confirmado que estariam na emissora.

O responsável pela produção e direção de programas eleitorais do Grupo SIC – com a TV Candelária à frente – Beni Andrade, também destacou que cada passo dado no contexto da cobertura jornalística das emissoras foi comunicado, com antecedência, à Justiça Eleitoral. “Nada foi feito que não respeitasse em sua totalidade a legislação eleitoral. Tudo foi feita para que todos os candidatos tivessem tempos iguais”. Beni lembrou ainda o recorde de tempo – mais de 135 horas – dada à cobertura jornalística das eleições. “Foi muito trabalho, mas um trabalho sério, criterioso, observando o democrático espaço igualitário e tudo o que a lei que rege as eleições determina. Por isso, estamos satisfeitos não só com nosso trabalho, mas orgulhosos com o grande volume e cumprimentos que recebemos de todas as coligações, destacando tudo isso”, concluiu.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tudo-dentro-da-lei-eleitoral-e-tambem-com-igualdade-para-todos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions