Rondônia, quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 30 de Outubro de 2016 - 07h44

Urnas Eletrônicas da Auditoria por Votação Paralela são sorteadas

Da redação


Urnas Eletrônicas da Auditoria por Votação Paralela são sorteadas
O sorteio das duas urnas eletrônicas da auditoria por votação paralela foi realizado neste sábado (29) às 9h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, na capital, em cerimônia aberta ao público.

Fizeram parte da mesa os auditores contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o presidente da comissão da votação paralela, desembargador Walter Waltenberg, a juíza federal e membro do Tribunal, Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, e o secretário de tecnologia da informação do Regional, Ruzevan Saraiva da Silva.

As urnas eletrônicas sorteadas que serão auditadas pertencem à 6ª Zona Eleitoral e à 20ª Zona Eleitoral de Porto Velho, sendo a Seção 345 do Colégio Saul Bennesby, com 320 eleitores registrados, e a segunda urna é da Seção 199 na Escola Municipal Manoel Maciel Nunes, no Distrito de Nazaré no Baixo-Madeiradeira, com 173 eleitores cadastrados.

A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições do Brasil e tem como objetivo comprovar o correto funcionamento e a confiabilidade dos programas e dados inseridos no dispositivo eletrônico.

O procedimento da Votação Paralela consiste, basicamente, na inserção real de votos em duas urnas das seções sorteadas, com cédulas preenchidas previamente por representantes da sociedade, que hoje, foram escritos pelos voluntários da patrulha eleitoral do TRE-RO, Mona Lisa Passos, Lara Nicole, Késsia Souza Santos, Luana Souza Morais, Victor Alexandrino de Castro, Guilherme Almeida Dias, Deivisson Andrade, Matheus Santos, Jhessica Almeida de Oliveira e Diego Martins Costa.

No encerramento da votação do segundo turno das Eleições Municipais de Porto Velho, amanhã (30) às 17 horas, o resultado obtido em cada uma das urnas eletrônicas é comparado com o resultado obtido no Sistema de Auditoria, que também é alimentado com os mesmos votos.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/urnas-eletronicas-da-auditoria-por-votacao-paralela-sao-sorteadas)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions