Rondoniagora.com

Rondônia, 29 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Eleições

Valverde e Cleiton contam com o apoio de Lula e Dilma para levar desenvolvimento sustentável a região

Sexta-feira, 27 Agosto de 2010 - 16:02 | Assessoria


Valverde e Cleiton contam com o apoio de Lula e Dilma para levar desenvolvimento sustentável a região
O potencial turístico e as possibilidades de desenvolvimento econômico sustentável do Vale do Guaporé foram destacados pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, durante visita aos Municípios da região acompanhado do candidato a vice, Cleiton Roque, e da senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição.

Valverde visitou Costa Marques, o distrito de São Domingos, e as cidades de São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Alvorada D’Oeste. Em todas as localidades foram realizadas reuniões, carreatas, passeatas e visitas ao centro comercial para um contato mais direto com os eleitores.

Eduardo Valverde disso que até hoje nenhum governo do Estado deu a devida importância à região, que pode concentrar o maior pólo turístico do Estado associando a atividade com o desenvolvimento sustentável, o que viabiliza a produção, a transformação de matéria-prima e a exportação de produtos, sem, no entanto, agredir o santuário ecológico existente no local. Para promover essa transformação, Valverde afirmou que conta com o apoio de Lula e de Dilma.
“O governo do Presidente Lula, que é do PT, tem feito muitos investimentos na região. Exemplo disso é o asfaltamento da BR 429, ligando a BR 364 a Costa Marques”, disse Valverde. “A continuidade desses investimentos dependerá muito do diálogo que será estabelecido pelo próximo governador junto ao governo federal. Nós temos projetos, e eu tenho esse preparo, essa porta aberta em Brasília”, reforçou.

O candidato destacou a necessidade de investimentos do Estado do setor turístico, que é forte na região, mesclando festividades tradicionais como a “Festa do Divino”, com a diversidade étnica, conglomerando os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e seringueiros. “Essa é a única região de Rondônia onde podemos encontrar essa diversidade, e se não cuidarmos de desenvolver essa região, qualificando a juventude para o trabalho, esses jovens vão continuar saindo daqui, sobretudo para Porto Velho, em busca de estudos e trabalho, o que deixa estagnada toda essa grande região que se destaca também por suas diversidades culturais e folclóricas, por suas belezas naturais e por suas potencialidades como a agricultura”, disse Eduardo Valverde.

A ausência de assistência técnica para o pequeno agricultor e de assistência ambiental também foi destacada por Valverde como uma falha do governo, que será corrigida na próxima administração. Além disso, o candidato a governador reforçou a proposta de instalação da universidade estadual, fazendo com que os jovens não precisem mais fazer faculdade na Bolívia.
“A universidade estadual já foi criada, mas não saiu do papel, e o nosso governo vai priorizar a concretização desse importante projeto para os estudantes de Rondônia”, argumentou Valverde.
Na área da saúde ele disse que a parceria e o diálogo com os municípios será fundamental para a descentralização do atendimento e revitalização do sistema que está sobrecarregando prefeituras. As prefeituras não têm apoio do governo, restando-lhes como única saída colocar os pacientes em ambulâncias para viajar dias inteiros ou noites inteiras até Porto Velho.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News