Rondônia, segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sexta, 09 de Outubro de 2020 - 10h33

Vinícius Miguel realiza live para debater a importância da saúde mental

da Assessoria


Vinícius Miguel realiza live para debater a importância da saúde mental

Em alusão ao Dia da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro, o candidato a prefeito de Porto Velho pela Coligação Cidadania23, Rede Sustentabilidade e PDT “Porto Velho em Boas Mãos!”, Vinícius Miguel, realiza neste sábado (10), às 15h, uma live em sua página no Facebook com profissionais da saúde mental para falar sobre as políticas públicas na área.

De acordo com Vinícius Miguel, esse é um assunto muito importante para nosso bem-estar, principalmente com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que mudou nossa rotina no trabalho, escola, lazer, conivência familiar, nos levando a um distanciamento social. “É importante debater o assunto com profissionais qualificados e discutir a implantação de políticas públicas voltadas para a saúde mental, oferecendo serviços qualificados e humanizados”.

Segundo especialistas da área, o cenário que estamos vivendo hoje, algo inesperado, causado pela Covid-19, nos deixa fragilizados e, muitas vezes, com sentimentos de impotência, o que pode agravar pessoas com históricos de doenças psiquiátricas ou desenvolver ataques de ansiedade ou pânico em que nunca apresentou nenhum transtorno.

As mudanças de humor, sentimento de tristeza, ansiedade, apatia, culpa, desesperança, descontentamento, solidão, irritabilidade, isolamento e choro excessivos, são alguns sinais de quem pode estar sofrendo de transtornos mentais e comportamentais.

Em seu Plano de Governo, Vinícius Miguel afirma que vai ampliar e aprimorar a política municipal de saúde mental. “A saúde mental é tão importante quanto os cuidados físicos, mas, muitas vezes, as pessoas ignoram os sinais e não procuram ajuda. Em nossa gestão, pretendemos ampliar esse atendimento e promover maior divulgação da importância de cuidar da mente”.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, esta semana, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) fez uma pesquisa para avaliar o impacto causado pela pandemia do coronavírus na saúde mental da população em sete países ( Colômbia, Líbano, Filipinas, África do Sul, Suíça, Ucrânia e Reino Unido), o resultado apontou que 51% dos entrevistados afirmaram que a pandemia afetou de forma negativa a saúde mental, agravando doenças mentais existentes, gerando novas doenças ou limitando o acesso aos serviços de saúde mental.

“Em Porto Velho, vemos uma triste realidade, muitas pessoas com algum transtorno mental, acabam indo para as ruas e não encontram uma assistência qualificada. Ficam vagando e, alguns, até agem com violência. Precisamos mudar essa realidade. É necessário, com urgência, um apoio maior e cuidado”.

Sobre a data

A Federação Mundial de Saúde Mental instituiu, desde 1992, o dia 10 de outubro como o dia dedicado a demonstrar a importância do cuidado da saúde mental.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions