Rondoniagora.com

Rondônia, 30 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Especiais

Há 100 anos, a tradição dos desfiles de 7 de Setembro era iniciada em Porto Velho

Quarta-feira, 07 Setembro de 2022 - 07:19 | Redação


Há 100 anos, a tradição dos desfiles de 7 de Setembro era iniciada em Porto Velho

Os desfiles pela Independência acontecem em toda a Nação com o homenagem à Pátria. O primeiro grande desfile de 7 de Setembro em Porto Velho aconteceu em 1922, no centenário da Independência.  Foi na praça do Palácio do Governo, em frente o Mercado Cultural, que todas comemorações iniciaram, também deixando uma marca registrada construindo um obelisco. 

Há 100 anos, a tradição dos desfiles de 7 de Setembro era iniciada em Porto Velho“A obra do Obelisco se encontra lá ainda hoje. Então, mesmo antes do palácio do governo, mesmo antes da existência da uni mesmo antes da existência daquele centro ali de porto velho, foi construído em 1922 um obelisco em homenagem”, comentou o historiador Célio Leandro.

O centenário, foi o momento perfeito para dar início ao primeiro grande evento cívico alusivo ao 7 de Setembro, fazendo com que essa data se tornasse histórica e que o evento fosse considerado tradição e se repetisse todos os anos. 

Célio inclusive ressalta o papel das escolas na data, “O desfile de fato acontecia sempre ali na 7 de setembro, onde era conhecida como rua do comércio. Sendo assim em 1943 é criado o Território Federal do Guaporé, trazendo novas escolas que intensificaram essa tradução”.

As primeiras escolas públicas começaram a organizar esses desfiles. A Escola Barão dos Solimões foi pioneira. Já em 1950 com a presença dos colégios Dom Bosco e Maria Auxiliadora, esses desfiles começaram a contar com a apresentação de mais escolas tradicionais e pelotões militares.  Em 1970 começa a inclusão de instituições cíveis para participarem e prestigiarem o evento como sociedade. Essa foi a oportunidade de outros membros poderem desfilarem.

“Hoje em dia por exemplo, a Maçonaria desfila, algumas organizações também fazem parte desse momento, mas o que a gente percebe é que antigamente a maior participação era apenas dos pais, não contando com a presença de muitas mulheres”, comentou Célio.

A comunidade já acostumada com o evento, começou a se reunir cada vez mais em peso, também levavam suas próprias cadeiras para acompanhar o desfile, já que antes não tinha todo o preparo oferecido hoje em dia.

Há 100 anos, a tradição dos desfiles de 7 de Setembro era iniciada em Porto Velho
O professor Célio Leandro

Mas, segundo Célio, “infelizmente a tradição foi se quebrando com o tempo. As famílias começaram a parar de comparecer nos eventos aos poucos e mudou totalmente a visão do que era apresentado antes para toda a sociedade”.

“Não tinha toda essa estrutura que tem hoje, mas há um saudosismo muito grande. Eu percebo hoje a mais uma obrigatoriedade das organizações, mas a presença da família veio acabando com o tempo”, finalizou Célio.

Há 100 anos, a tradição dos desfiles de 7 de Setembro era iniciada em Porto Velho

Pós-pandemia

Com dois anos intensos e restritivos devido a pandemia da Covid-19, os eventos foram cancelados para evitar contágio e obedecerem às normas de segurança da OMS que pedia o distanciamento social e a proibição de aglomerações.

Somente em 2022 que todas equipes escolares conseguiram se juntarem para dar a volta por cima e dar continuidade no desfile que foi tão aclamado no passado.

“Esse ano é o primeiro ano pós-pandemia, então tem também essa expectativa de acompanhar o desfile e ver todas aquelas pessoas juntas”, pontuou Célio.

Há 100 anos, a tradição dos desfiles de 7 de Setembro era iniciada em Porto Velho

A tradição continua

Nesta quarta-feira (07) o Estado de Rondônia realiza o tradicional desfile cívico de 7 de setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. O desfile em Porto Velho acontece na avenida Imigrantes e terá início à partir das 17h desta quarta-feira.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News