Rondônia, 30 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Especiais

OAB 50 anos: Orestes Muniz teve gestão marcada pela valorização profissional dos advogados

Terça-feira, 30 Abril de 2024 - 10:41 | Redação


OAB 50 anos: Orestes Muniz teve gestão marcada pela valorização profissional dos advogados

Importante instituição de defesa de advogados e da sociedade, a OAB de Rondônia completou 50 anos em 18 de fevereiro deste ano. Ao longo de sua existência, 14 grandes profissionais passaram pela presidência da seccional. As trajetórias de alguns deles passam a ser narrada a partir desta terça-feira (30) no RONDONIAGORA. Eles deixaram não somente suas marcas, dedicaram partes de suas vidas no engrandecimento da honrosa profissão, que exige acima de tido comprometimento em garantir Justiça em nossa nação.

OAB 50 anos: Orestes Muniz teve gestão marcada pela valorização profissional dos advogadosA série de entrevistas começa com o advogado Orestes Muniz, confira:

Membro honorário vitalício da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia, Orestes Muniz Filho, contribui há mais de 42 anos para a defesa dos princípios da instituição e seu desenvolvimento. Foi dirigente da Ordem para o triênio 2004 a 2006 e conselheiro federal de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012. Nessa entrevista, ele fala sobre o papel da OAB Rondônia na defesa do cidadão e da democracia, e a trajetória dos 50 anos da Ordem.

OAB 50 anos: Orestes Muniz teve gestão marcada pela valorização profissional dos advogadosRondoniagora – Fale sobre a trajetória nestes 50 anos da subseção da OAB Rondônia. 

Orestes Muniz - Uma caminhada em que teve a abnegação e trabalho de muitos advogados; houve constante defesa do estado democrático de direito; os advogados se aproximaram em benefício da sociedade e defesa dos direitos desta; permitiu a aproximação de todos os operadores do direito, para uma adequada garantia de acesso à justiça e ainda houve importante e necessária defesa das prerrogativas dos advogados e da cidadania. 

Rondoniagora – Quais desafios nesse período enfrentado pela instituição?

Oestes Muniz - Conseguir manter a trajetória de defesa das prerrogativas dos advogados e ao mesmo tempo defender a cidadania e os direitos humanos.

Rondoniagora - Qual estratégia para fortalecer a OAB na sua gestão?

Orestes Muniz - Nossos objetivos, entre outros, foram os seguintes: -defesa intransigente das prerrogativas dos advogados; -acesso à justiça pelos cidadãos que reclamavam de seus direitos; -defesa intransigente do estado democrático de direito; -promoção, trabalho e dedicação para o aperfeiçoamento técnico dos advogados; -preocupação com o laser e conforto dos colegas com a construção do novo Clube dos advogados; -defesa dos direitos humanos e União da classe.

Rondoniagora – Fale das conquistas da OAB em sua gestão.

Orestes Muniz - A abertura de alguns mercados de trabalho para a advocacia; a construção do novo clube do advogado; a construção da sede de 3 subseções da OAB; a inclusão da OAB nos debates quanto aos direitos humanos; a participação da ordem nos debates sobre a defesa do patrimônio público; a inciativa de convidar os candidatos a governador e a prefeito para assumirem compromisso com uma campanha eleitoral ética.

Rondoniagora – Como foi a participação da Ordem na defesa dos direitos do cidadão.

Orestes Muniz- Ela tem desempenhado um importante papel nessa seara, haja vista que ela não tem se omitido quanto a atuação pelo pleno acesso do cidadão à justiça, para cumprir um dos direitos fundamentais de cidadania que é o acesso à justiça.

Rondoniagora – Ainda sobre seu mandato, relate as vitórias para a categoria.

OAB 50 anos: Orestes Muniz teve gestão marcada pela valorização profissional dos advogados

Orestes Muniz - Foi atualizada a tabela de honorários profissionais; foram implementadas medidas para abrir mercado de trabalho para os advogados. Foi criado o escritório corporativo. Foram feitos vários desagravos em favor dos advogados. Foram interpostas medidas judiciais para garantir as prerrogativas dos advogados, entre outras medidas.

Rondoniagora - Como a OAB de Rondônia contribui para a formação e aprimoramento dos profissionais do direito no estado?

Orestes Muniz - Primeiro por meio da Escola Superior de Advocacia que promoveu ciclos de palestras, seminários e estudos técnicos para o aperfeiçoamento. E, ainda, por meio das conferências e da promoção dos debates em matérias eminentemente da área jurídica.

Rondoniagora – O seu legado para os advogados, quais foram ?

Orestes Muniz - São todos os assuntos elencados e explicitados referente as estratégias, desafios e medidas tomadas. Na OAB existe uma sequência em que todos os gestores trabalham com um único objetivo que é o advogado, a justiça e a cidadania.

Rondoniagora -  São 50 anos de existência e muita história. Qual é o grande significado desse marco para a advocacia e a população no estado?

Orestes Muniz - Defesa da cidadania. Defesa dos direitos humanos. Defesa do estado democrático de Direito. Defesa das prerrogativas dos advogados e trabalho constante pelo pleno acesso à justiça.

OAB 50 anos: Orestes Muniz teve gestão marcada pela valorização profissional dos advogados
A trajetória de Orestes Muniz segue firme na Ordem. Há um ano, ele foi foi homenageado com a jubilação
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também