Rondoniagora.com

Rondônia, 02 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Especiais

Pioneiro, empresário lembra trajetória na gastronomia no aniversário de 103 anos de Porto Velho

Segunda-feira, 02 Outubro de 2017 - 10:43 | por Marilza Rocha


Pioneiro, empresário lembra trajetória na gastronomia no aniversário de 103 anos de Porto Velho

De menor aprendiz do Banco do Brasil a empresário do ramo de alimentação e bebidas, Afonso Perea Monteiro, de 61 anos, nasceu na primeira maternidade da cidade de Porto Velho, Darcy Vargas, e tem um dos restaurantes mais antigos e tradicionais da cidade, que segundo ele, é um reduto da gastronomia desde sua inauguração, em 1º de janeiro de 1989. Estamos falando do Perea’s Restaurante que possui uma cozinha moderna, montada com equipamentos de última geração e atualmente conta com 28 funcionários.

Tecnólogo em administração hoteleira, curso concluído na universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Afonso Perea se especializou na área de alimentos e bebidas durante o período de 1977 a 1984 atuando em diversos hotéis na cidade maravilhosa.

Mas foi no final de 1984 que ele retornou a cidade de Porto Velho e foi contratado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como instrutor para formação de cozinheiros, garçons, atendente de lanchonetes. Tudo isso para formar mão de obra para atender a Base Aérea que estava se instalando na Capital. Na época chegou a administrar o restaurante e lanchonete do órgão.

Mas foi em 1989 que ele abriu seu próprio negócio e conta que enfrentou dificuldades por falta de oferta de produtos nos estabelecimentos comerciais, sendo a cidade de São Paulo o centro procurado para aquisição de produtos voltados para gastronomia e bebidas.

Com orgulho o empresário relata que hoje Porto Velho tem matéria-prima de sobra, produtos da mais alta qualidade, bons profissionais para realizar eventos como festas de formaturas, casamentos, aniversários, entre outras. “Nossa cidade deu um avanço muito grande no setor de alimentos e bebidas, temos a melhor carne bovina do país, melhores frangos da região e os melhores pescados da Amazônia”, destacou.

Pioneiro, empresário lembra trajetória na gastronomia no aniversário de 103 anos de Porto Velho

Mas o empresário lembra também que em determinados momentos existiu o desânimo, em função da falta de mão-de-obra, o esvaziamento das secretarias de governo, mas que ele nunca desistiu de continuar investindo em Porto Velho.

Depois, a construção das usinas foi um momento importante para a gastronomia, época que chegou a vender 800 refeições diárias e tinha 52 funcionários; e a vinda do Centro Político Administrativo de Rondônia (CPA), seu vizinho da Avenida Farqhuar, que melhorou bastante o movimento do restaurante. Mas junto a tudo isso, veio à concorrência e mais uma vez o restaurante Perea’s resistiu.

O restaurante valoriza a cultura local, sua cozinha tem controle de qualidade na produção dos alimentos, a estética dos pratos, profissionais capacitados e satisfeitos com o trabalho, dispostos a aprenderem os procedimentos de atendimento e da culinária.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News