Rondônia, sábado, 18 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 14 de Abril de 2008 - 18h03

Acadêmicos da Fimca levam atendimento de saúde à Praça Aluízio Ferreira

Assessoria


Acadêmicos da Fimca levam atendimento de saúde à Praça Aluízio Ferreira
A tarde de domingo teve atrações bem diferentes na Praça Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Ao invés de apenas lazer, quem foi ao local encontrou um grupo preocupado com a qualidade de vida da população. Eram professores e acadêmicos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA que promoveram pelo segundo ano o projeto "Dia Mundial da Saúde na FIMCA para vida toda". Atividade que garantiu vários tipos de atendimentos preventivos na área de saúde. A idéia partiu da Coordenadora Pedagógica da Instituição, professora Mônica Freiberger. O projeto é realizado com apoio dos coordenadores de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Biologia.Moradores de várias partes da cidade foram até a praça participar do projeto. A dona de casa Mabel Soares, moradora do bairro Jardim Eldorado, levou a sobrinha e duas amigas da menina para receberem atendimento. Elas passaram por todos os stands, o primeiro foi o de odontologia, onde receberam aplicação de flúor, além de orientações de como escovar os dentes e utilizar o fio dental corretamente. Depois de todas as etapas ainda ganharam um kit com escova, fio e creme dental.
No stand de farmácia os acadêmicos, orientados pela professora Elysângela Oliveira, realizaram exames de tipagem sanguínea e o teste de glicemia, aquele que verifica a quantidade de açúcar no sangue. Na mesma oportunidade a professora Elysângela orientava as pessoas sobre os riscos da auto-medicação, que muitas vezes acaba provocando outros tipos de doenças. "Na hora de comprar um medicamento as pessoas precisam cobrar a presença do farmacêutico no atendimento das farmácias. Mesmo com uma legislação que estabelece a atuação desse profissional, a maioria dos estabelecimentos não cumprem", alerta a professora.
Os acadêmicos de enfermagem atenderam dezenas de pessoas com aferição da pressão arterial. Seu Justino da Silva, de 61 anos, saiu do bairro Três Maria para receber o atendimento. Como ele é diabético e a pressão estava um pouco acima do normal, foi orientado a medir com mais freqüência para ter o controle. No stande de fisioterapia foram realizados exercícios de alongamento, relaxamento e própriocepção. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Neide Garcia Ribeiro, "essas atividades trabalham o corpo de forma integrada, além de diminuir o estresse e tensões musculares".
Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participaram das atividades repassando orientações para as pessoas que passaram pelo local. O diretor da FIMCA, médico Aparício Carvalho, também esteve na Praça Aluízio Ferreira e visitou todos os estandes. Ele destacou a importância do projeto. "Estamos cumprindo com nosso papel social que é aproximar a atividade acadêmica da comunidade, e não ficar limitado apenas na Instituição," concluiu.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions