Rondônia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 25 de Novembro de 2008 - 18h33

Acadêmicos da FIMCA realizam exames preventivos em Posto de Saúde

Assessoria


Acadêmicos da FIMCA realizam exames preventivos em Posto de Saúde
Sob a orientação das professoras Conceição Simões e Mailene Lisboa, ambas do Curso de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, oito acadêmicos internos do Curso participam na tarde desta terça-feira (25 de novembro) das atividades da campanha estadual do combate ao Câncer do colo do útero e de mama, realizando atendimento preventivo no Posto de Saúde José Avelino, no bairro Ulisses Guimarães.

São oito acadêmicos do quinto ano de Medicina da FIMCA realizando coleta do preventivo do colo do útero e dando orientações para o auto-exame da campanha de combate ao Câncer de mama. De acordo com a professora Conceição, a equipe conta ainda com a supervisão das enfermeiras, Lúcia, Aline e Marinês.

“Para esta tarde foram agendadas noventa mulheres das cinco áreas atendidas pela equipe do Posto de Saúde”, explica. Conceição ressaltou ainda que “a campanha no bairro Ulisses Guimarães começou hoje, mas até o final da semana a coleta continua durante à tarde para atender a demanda espontânea ou àquelas que serão encaminhadas pelos agentes comunitários. Independente disso, a equipe de Saúde da Família realiza coletas semanalmente”.

Todos os anos a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) convida uma pessoa conhecida do público para ser a madrinha da campanha para chamar a atenção das mulheres sobre a questão da amamentação, sobre o auto-exame para prevenir o Câncer de mama, e este ano a escolhida foi à apresentadora Ana Maria Braga.

O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto ao câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos. Para chamar a atenção, monumentos famosos e pontos turísticos no mundo todo estão sendo iluminados com fachos de luz cor-de-rosa. “A abertura da campanha foi no Rio de Janeiro, iluminando de rosa o Cristo Redentor. E outros monumentos também foram iluminados, inclusive a FIMCA que integra a campanha, estará iluminada de rosa a partir de hoje, como um sinal para que as mulheres cuidem mais de sua saúde”, finalizou.

As Faculdades FIMCA, Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia (Assogiro), Sociedade Brasileira de Mastologia, seção Rondônia (SBM/RO) e União de Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron) integram a campanha em Porto Velho.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions