Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 28 de Julho de 2009 - 16h17

Acadêmicos de cinco cursos da FIMCA participam do ENADE/2009

Assessoria


Acadêmicos de cinco cursos da FIMCA participam do ENADE/2009
Acadêmicos ingressantes e concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gastronomia, Psicologia e Turismo da FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho participarão, no próximo dia 8 de novembro, de mais uma edição do ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.

O ENADE tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Cursos avaliados

Neste ano, os cursos avaliados serão: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Hotelaria, Marketing, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo Trilíngue, Teatro e Turismo, Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Curso Superior de Tecnologia em Investigação e Perícia Judicial, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Seguros, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços em Atendimento (Call Center), Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Quem participará do ENADE?

Acadêmicos ingressantes e concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gastronomia, Psicologia e Turismo da FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho, de acordo com os seguintes critérios:

Ingressantes – Estudantes que até 1/08/2009 tenham cumprido entre 7% e 22% da grade curricular mínima do curso.

Concluintes – Estudantes que até 1/08/2009 tenham cumprido no mínimo 80% da grade curricular mínima do curso.

Por que fazer?

A participação do estudante selecionado no ENADE é importante por, pelo menos, três razões. Primeira, porque é condição indispensável para a emissão do Diploma; segunda, porque o curso é valorizado e qualificado através deste conceito; e, terceira, porque atualmente, as empresas utilizam tanto o conceito do curso quanto o boletim de desempenho individual do estudante como um critério de seleção. Donde se conclui que, participar do ENADE e fazer uma boa prova é uma forma de valorizar ainda mais o seu diploma, pois o resultado passará a fazer parte do seu currículo pessoal, bem como das avaliações sobre a FIMCA.

Inscrições

A inscrição de estudantes habilitados ao ENADE 2009 ocorrerá, eletronicamente pela própria FIMCA, até o dia 31 de agosto. Mas recomenda-se aos estudantes dos cursos em pauta e habilitados ao ENADE, que procurem a Coordenação de seu Curso ou a Coordenação Pedagógica para inscrições e esclarecimento de dúvidas, respectivamente.

O Inep divulgará, até o dia 10 de setembro, a lista dos estudantes selecionados para participação no ENADE/2009, e até o dia 26 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas, por meio da página da internet HTTP://enade.inep.gov.br. O ENADE será realizado no dia 8 de novembro de 2009.

Faltosos

Caso o aluno seja selecionado em 10 de setembro de 2009 pelo MEC, para fazer o exame do ENADE/2009, sua participação é obrigatória. Caso falte, o aluno não poderá colar grau nem receber o diploma. Solicitações de dispensa ou justificativas de ausência devem ser encaminhadas diretamente ao MEC. Devem ser fundamentadas e acompanhadas das cópias autenticadas da documentação comprobatória (boletim de ocorrência, atestados e laudos médicos, entre outros). Também deverão ser informados o nome da instituição de ensino superior, o curso, o endereço eletrônico e o endereço residencial.

As justificativas de ausência serão analisadas pela comissão julgadora, nomeada por meio de Portaria pelo ministro da Educação. Os resultados serão divulgados no site do Inep, publicados no Diário Oficial e também enviados aos estudantes pelos correios. O endereço para encaminhamento é:

Ministério da Educação - MEC

Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Esplanada dos Ministérios Bloco L, Anexo II, 4º andar – sala 422 - CEP 70047-900
Brasília/DF

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions