Rondônia, quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 05 de Novembro de 2021 - 13h54

Acadêmicos de Enfermagem da Uniron realizaram ação em Unidade de Saúde

da Assessoria


Acadêmicos de Enfermagem da Uniron realizaram ação em Unidade de SaúdeShirlene, Elissandra, Larissa, Andrezza e Charla

Os acadêmicos do 9º e 10º período do curso de Enfermagem da Uniron promoveram ação alusiva ao Outubro Rosa, na Unidade de Saúde da Família - USF Santo Antônio, nos dias 26 e 27 de outubro, no período da manhã, sob a supervisão da Professora Charla Daiana do Nascimento, que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado.

Nos 2 dias houve uma programação especial para as mulheres, voltado à conscientização e prevenção contra o Câncer de Mama e de Colo Uterino. Além de palestras sobre a importância da coleta do preventivo e autoexame das mamas, foram realizados testes rápidos para o diagnóstico de hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV e coleta de exame preventivo (Papanicolau). Somando-se ao descrito acima, foram ofertadas consultas (médicas, de enfermagem e odontológicas) e exame clínico das mamas em parceria com os profissionais da USF.

Para Elissandra da Silva Lima Linhares, que está no 9º período, afirma que “foi muito gratificante pra minha formação, enriquecimento de conhecimento e vivência pra vida, podendo ver a realidade da população que recebe e interage com todos os atendimentos ofertados”.

“É de suma importância para nosso aprendizado enquanto acadêmicas e também para a comunidade atendida onde através dessas ações podem adquirir conhecimento e tirar suas dúvidas”, relata a acadêmica do 10º período, Larissa Eduarda Flauzino do Nascimento.

Andrezza Iara Rodrigues Vieira, que também está no último período mencionou que “foi uma experiência muito importante para minha formação, pois estivemos em contato direto com as pacientes da Unidade Básica promovendo a prevenção de câncer de colo de útero e câncer de mama. Essa ação do Outubro Rosa reforça em mim o papel da enfermagem como educadores em saúde. É muito gratificante ensinar e aprender com este processo”.

A Enfermeira Ariane Ferreira Lima que atua na USF ressalta que “essa foi uma forma de sensibilizar cada vez mais as mulheres quanto ao autocuidado e a prevenção de agravos, como o câncer de mama e útero. É um momento de aproximar o mundo acadêmico com a realidade local dos serviços de saúde”.

A docente Charla Daiana Batista do Nascimento reforça que as ações feitas visam o atendimento integral e o acolhimento aos usuários do sistema, fazendo com que fiquem mais próximos de suas comunidades. Dessa forma seu atendimento é de uma forma individualizada e humano. Para os acadêmicos, a experiência é enriquecedora, pois aprendem na prática a importância do suporte de educação em saúde na comunidade.

E pensando no empoderamento feminino, foi promovido uma manhã de beleza às usuárias da USF, sendo finalizado com um delicioso café da manhã e sorteio de brindes.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions