Rondônia, terça-feira, 21 de maio de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 19 de Fevereiro de 2019 - 14h58

Agevisa distribui medicamentos para prevenir vírus HIV em grupo de risco em Rondônia

da Redação


Agevisa distribui medicamentos para prevenir vírus HIV em grupo de risco em RondôniaInteressados irão passar por triagem antes de iniciar a utilização do método (Foto: Secom/Divulgação)

Com a proximidade do Carnaval, os órgãos de saúde se organizam para a orientação e distribuição de preservativos para que os foliões antes e durante os desfiles dos blocos de rua. O objetivo é evitar a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. Além da prevenção, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está disponibilizando, de forma gratuita, um novo remédio preventivo para o público com maior exposição de contrair o vírus HIV.

Conforme a Agevisa, o remédio recebeu o nome de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com combina dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), que atuam bloqueiando a entrada do vírus no organismo.

Stella Moraes Pessoas, coordenadora do programa na Agevisa, esclarece que para o método ser eficaz é preciso que a pessoa use os comprimidos diariamente. “Nós alertamos que a PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis e, por isso, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha”, diz a coordenadora.

O novo método preventivo é direcionado apenas para as pessoas que estão mais vulneráveis ao contato com o vírus como homossexuais, pessoas trans, profissionais do sexo e, ainda, aqueles que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais e/ou têm relações sexuais desprotegidas com alguém que seja HIV positivo, e que não esteja em tratamento, faz uso repetido de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV e apresenta episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis.

Os pacientes portadores do vírus HIV não podem tomar medicamento, segundo afirmou a coordenadora. Questionada pelo RONDONIAGORA há cerca de uma semana, a Agevisa ainda não respondeu sobre a quantidade de casos de HIV/Aids registrados em Rondônia.

Já quem deseja usar o medicamento, e esteja inserido nessa população chave, deve procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) com documento de identidade com foto e cartão do SUS. No SAE, será feita uma triagem, sendo necessário a realização de todos os exames laboratoriais. “Se o paciente estiver com a saúde em dia, ele receberá o medicamento e será orientado pelo profissional como deverá ser feito o uso da pílula onde ele também é informado sobre os efeitos colaterais. Mas se ele der positivo o reagente para HIV, o paciente é encaminhado para o acompanhamento e não poderá tomar a pílula”, destaca a coordenadora.

Stella Moraes enfatiza que somente sete dias após tomar a pílula a pessoa pode manter relações sexuais via anal. Já a relação sexual via vaginal é permitida somente após 20 dias.

Endereço das unidades do SAE em Rondônia:
Porto Velho – Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Avenida Jorge Teixeira – Telefone: (69) 3216-2216
Porto Velho – Rua Duque de Caxias, 1960, Bairro São Cristóvão – Telefone: (69) 3901 2970.
Ariquemes – Avenida Tancredo Neves, 1586, Setor Institucional – Telefone: (69) 3535-2066.
Cacoal – Avenida Amazonas, 2663, Centro – Telefone: (69) 3907-4122.
Costa Marques – Avenida Limoeiro, 975, Setor 1 – Telefone: (69) 3651-3744.
Guajará-Mirim – Avenida Antônio Coreia da Costa, Centro – Telefone: (69) 8472-0465.
Ji-Paraná – Rua Porto Velho, 2319, Dom Bosco – Telefone: (69) 3416-4187
Pimenta Bueno – Avenida Pinheiro Machado, 316, Centro – Telefone: (69) 98426-0336.
Rolim de Moura – Rua Tocantins, 5424, bairro Planalto – Anexo Clínica da Mulher -Telefone: (69) 98476-8959.
Vilhena – Avenida Porto Velho, 178, bairro 5º BEC – Telefone: (69) 3919-7100.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/agevisa-distribui-medicamentos-para-prevenir-virus-hiv-em-grupo-de-risco-em-rondonia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions