Rondônia, sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 31 de Julho de 2009 - 11h05

Agricultores ribeirinhos reivindicam programas da Emater

Wania Ressutti


Aproximadamente 20 agricultores e representantes de organizações sociais rurais da região do Baixo e Médio Madeira, visitaram, nesta quinta-feira, 30, a sede da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) em Porto Velho. Recebidos pelo secretário executivo da instituição, Sorrival de Lima, eles aproveitaram a oportunidade para reivindicar a implantação de mais programas de desenvolvimento agropecuário para a região.

A região do Baixo e Médio Madeira acolhe agricultores ribeirinhos das comunidades de Nazaré, São Carlos, Calama, Terra Caída, Demarcação, Cuniã, Curicaca, Ilha de Iracema, Santa Catarina, Tira Fogo e Ressaca, entre outras. O acesso a essa localidade, dá-se apenas através de barco e a população que ali tem muita dificuldade de deslocamento.

Há quatro anos uma unidade da Emater foi instalada no local e tem prestado assistência técnica àqueles agricultores. Além da pesca, carro chefe da economia local a região está encontrando na melancia plantada na vazante do Rio Madeira, uma alternativa para seu sustento.

Dentre as reivindicações feitas ao secretário da Emater os agricultores pediram horas máquina de tratores para poderem trabalhar a terra e cursos, em especial o de inseminação artificial.

O secretário explicou que o Promec – Programa de Mecanização Agrícola, que atende aos agricultores com horas-máquina – tem atuado em todo o estado e que, realmente Porto Velho é o local onde falta o maior numero de propriedade a serem atendidas. Mas, garante ele, “até 2010 serão feitas todas as propriedades”.

Sobre o curso de inseminação artificial, Sorrival já determinou ao técnico Marivaldo Cavalcanti de Lima que, atenda a solicitação e pediu ao presidente do Conselho das Associações e Cooperativas do Baixo e Médio Madeira (Conacobam), Ivan, para reunir os interessados para o curso. “O curso a gente tem condições de oferecer, mas é preciso que realmente haja interesse do pessoal e que o trabalho seja realmente praticado na região, alertou o secretário”, pedindo ao presidente que fizesse esse levantamento junto aos agricultores.

O grupo solicitou ainda, que a Emater viabilizasse a visita dos produtores de melancia do Baixo Madeira à região de Pimenta Bueno para trocarem experiências e informações com produtores daquela localidade.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions