Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 25 de Novembro de 2009 - 10h45

Aneel garante que energia em Rondônia vai baixar quase 18% e 5,74% no Acre

RONDONIAGORA


A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (24/11) a segunda revisão tarifária das distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 30 de novembro.

Confira os índices médios a serem observados pelos diferentes consumidores nas faturas de energia elétrica:

 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV)

Por ex: residências

Alta tensão

Por ex: indústrias

Eletroacre

- 5,74% (negativo)

- 5,16% (negativo)

Ceron

- 19,97% (negativo)

- 7,69 % (negativo)

Os percentuais refletem, entre outros fatores, a redução das despesas das empresas com compra de energia devido à MP n° 466/2009. Com a edição da Medida Provisória, a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que antes cobria a diferença entre o custo do combustível para a geração de energia nos sistemas isolados e o valor do equivalente hidráulico, passa a suprir a diferença entre o custo total da geração de energia nos sistemas isolados e o custo médio da energia comercializada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).  

Veja os dados de mercado das distribuidoras:

Empresa

Nº unidades

Consumidoras

Área atendida

Eletroacre

186.970

22 municípios do Acre, incluída a capital Rio Branco

Ceron

450.978

52 municípios de Rondônia

Os documentos relativos aos processos da distribuidora estão disponíveis no perfil "A Aneel", no link Audiências/Consultas/Fórum/Audiência Ano 2009 do endereço eletrônico www.aneel.gov.br.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions