Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 04 de Novembro de 2009 - 08h58

Animação rondoniense abre Fest Cineamazônia 2009

Assessoria


A cada ano o Fest Cineamazônia abre espaço para animadores brasileiros projetarem suas criações na aberturado festival. Nesta 7ª edição o filme de abertura é produzido por artistas rondonienses, que trabalham com animação de vídeo. O tema central traz o Mapinguari como personagem principal, considerando ser o prêmio máximo do festival. O Fest Cineamazônia acontece de 7 a 12 de dezembro deste ano, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

O filme de abertura é produzido pelos jovens artistas Fernando Caetano, Saulo de Souza, Francisco de Assis e Rick Richard, todos de Rondônia. O Festival pagará cachê para os diretores, bem como dará suporte técnico na montagem final e na sonorização. “É uma forma de valorizar e projetar a produção local com a mesma qualidade de produtores já consagrados no País,” considera Carlos Levy, um dos curadores do Festival.

O curador Jurandir Costa explica que já é tradição ter na abertura do Festival um filme de animação com o personagem Mapinguari, produzido com exclusividade. O Fest Cineamazônia é parceiro do Anima Mundi, o maior festival de animação das Américas. Marcos Magalhães, criador do Anima Mundi, já esteve em Porto Velho capacitando artistas locais para a criação de animação.

O primeiro diretor a produzir um filme de animação exclusivo para o Festival foi o cineasta da Bahia, Caó Cruz que produziu “Mapinguari - O Defensor da Floresta”.

Na edição seguinte, foi a vez de Lula Gonzaga cineasta de Pernambuco que realiza o Cine Anima - Oficina, Mostra de Cinema de Animação Itinerante, coordena o Ponto de Cultura Cinema de Animação do programa Cultura Viva em parceria do Minc/Fundarpe/ Governo de Pernambuco.

O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, www.rondoniagora.com, Semed, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions