Rondônia, sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 07 de Março de 2008 - 18h13

Anticoncepção é tema de palestra no auditório da FIMCA

Fimca


Como parte das atividades relativas ao Dia da Mulher, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho em conjunto com as coordenações do Curso de Farmácia e do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF) em parceria com a Eurofarma realizaram na noite de quinta-feira palestra sobre Anticoncepção no auditório da FIMCA para docentes e acadêmicos do Curso de Farmácia.

Durante cinqüenta minutos o palestrante Álvaro Gerard falou do Programa de Orientação sobre Anticoncepção (PROSA) abordando temas como a importância e os objetivos do planejamento familiar que inclui a ampliação do acesso das mulheres/homens/casais a informações e métodos para o planejamento familiar;
promover a “dupla proteção”: evitar, simultaneamente, a gravidez indesejada e DSTs/AIDS; reduzir a mortalidade materna; evitar gestações de alto risco e reduzir número de abortos provocados, prevenindo à gravidez indesejada.

De acordo com Álvaro, “as mulheres e os homens devem proteger-se da gravidez não planejada e das doenças sexualmente transmissíveis através de métodos contraceptivos da alta eficácia como a pílula assim como a camisinha para proteger contra infecções”.

Métodos Contraceptivos também foram mostrados através da exibição de slides explicativos. Métodos como os comportamentais que inclui coito Interrompido ou calendário, a famosa tabelinha; de barreira como a camisinha masculina e a camisinha feminina “fundamentais para proteger de doenças sexualmente transmissíveis e o uso de um lubrificante íntimo junto com a camisinha”. Álvaro apontou a AIDS como problema mais grave – “Mas há outras doenças também muito importantes”.

Falou ainda sobre dispositivo intra-uterino, métodos cirúrgicos como vasectomia e laqueadura Tubária, anticoncepção de Emergência como relações sexuais desprotegida, falha na anticoncepção (ruptura condom) e violência sexual (estupro); métodos hormonais como injeções (Mensais/trimestrais), implantes, Anel Endovaginal, Adesivo e pílulas entre outros temas.

“Não há um método melhor para todos. É muito importante receber informação e orientação para escolher adequadamente e seguir as instruções de uso é fundamental. O uso da camisinha é também camisinha para proteger-se das infecções de transmissão sexual e, claro procure sempre um médico”, finalizou.

O evento contou com a presença dos professores Marcelo Arouca, Elysângela Oliveira, Tatiana Fagnani entre outros. Representantes da Eurofarma, Giselane Albuquerque, Taciane Pimenta e Aline Gomes atuaram no apoio logístico distribuindo panfletos informativos assim como distribuíram uma tabela com informações sobre métodos contraceptivos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions