Rondônia, 22 de novembro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Apron e Faperon realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

Sábado, 22 Novembro de 2025 - 10:22 | da Assessoria


Apron e Faperon realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (Apron ), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), realiza neste sábado (22), a Reunião Preparatória do Fórum +Leite RO. O encontro virtual tem como objetivo ouvir produtores, lideranças e profissionais da cadeia produtiva para subsidiar a elaboração do Plano Estratégico da Cadeia do Leite.

A iniciativa integra o esforço das entidades para reorganizar o setor leiteiro diante da queda da produção, da perda de competitividade e dos desafios enfrentados por pequenos, médios e grandes produtores em todo o estado.

O presidente da Apron , Adélio Barofaldi, afirma que a construção de um plano estratégico depende diretamente da participação dos produtores.  “Estamos atravessando um momento crítico para a pecuária leiteira rondoniense. A produção caiu e as dificuldades aumentaram. A reunião preparatória será fundamental para ouvir quem vive a realidade da atividade e transformar essas informações em ações práticas e bem direcionadas”, destaca Barofaldi.

Para o presidente da Faperon, Hélio Dias, o setor só avançará com planejamento conjunto e integração institucional. “Essa é uma oportunidade de alinhar visões, ouvir demandas e construir propostas que fortaleçam a cadeia do leite. A Faperon está unida à Apron  nesse processo e acredita que Rondônia tem plenas condições de retomar seu crescimento no setor”, afirma Dias.

A reunião preparatória antecede o Fórum +Leite RO, marcado para o dia 28, onde entidades públicas e privadas, indústria, produtores e especialistas irão discutir soluções estruturantes para a cadeia leiteira. As contribuições apresentadas neste sábado serão incorporadas ao documento-base que servirá como referência para o planejamento estadual.

Segundo o diretor-executivo da Apron , Dhiony Costa e Silva, o processo está sendo construído de forma participativa. “Estamos iniciando um novo ciclo para a cadeia do leite. A Apron está ouvindo o produtor e organizando as demandas de forma técnica e transparente. É um trabalho colaborativo que dará origem a um plano estratégico atualizado e alinhado com a realidade do campo”, afirma.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também