Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 17 de Março de 2009 - 16h09

Arco Verde: Roberto Sobrinho quer fomentar ações com Governo Federal

Valbran Júnior


Arco Verde: Roberto Sobrinho quer fomentar ações com Governo Federal
Ao conhecer detalhes da operação Arco Verde, instalada pelo governo federal com a incumbência de fomentar ações que revertam o quadro de áreas degradadas em 36 municípios da Amazônia Legal, mais Tarilândia, no Pará, o prefeito Roberto Sobrinho enumerou as ações já desenvolvidas em Porto Velho para diminuir impactos ambientais no município que aparece no rancking dos que mais desmataram no período de 2007, junto com mais três municípios rondonienses (Machadinho do Oeste, Nova Mamoré e Pimenta Bueno).

Na ocasião, Roberto Sobrinho esclareceu que o município já mantém um programa de Agricultura Sustentável em parceria com o Banco do Brasil; e adquire produtos da Agricultura Familiar, com o apoio da Conab, garantindo a merenda escolar. Ele ressaltou a importância do programa federal, dadas as dificuldades peculiares de Porto Velho pela imensa área do município, onde há ocupações em terras da União, o que emperra ações do poder municipal, uma vez que tais áreas não podem ser regularizadas pelo poder público local. “Esbarramos em realidades como a de Bom Futuro e União Bandeirantes, por exemplo, onde vivem cerca de 15 mil pessoas entre crianças e idosos que precisam estudar e carecem de uma assistência mínima de saúde. Ficamos impedidos de levar esses princípios básicos de cidadania, enquanto não for resolvido o impasse em uma área que não pertence ao município mas que nos causa um certo desconforto”, lamenta o prefeito, dizendo que o programa chega em boa hora, demonstrando que o governo federal não se limita em reprimir as infrações ambientais, “mas oferece de forma concreta oportunidades para que os municípios revertam o quadro, garantindo melhor renda sem a agressão ao ambiente”.

O prefeito lamentou ainda o fato de a oposição usar argumentos inconsistentes nessa área para criticar a administração municipal. “Temos apanhado muito. Os adversários fazem uma espécie de jogo sujo quando se utilizam de realidades alheias à administração do município para criticar negativamente a Prefeitura. Tenho interesse direto na viabilidade dessas ações do governo federal, pois assim teremos maior suporte para fomentar projetos que garantam melhor renda às famílias, preservando o ambiente”, aponta.
Plano de ação

União, estados e municípios, todos juntos na busca de ações que revertam o quadro de áreas degradadas na Amazônia Legal. É o que pretende o Governo Federal com a operação Arco Verde, cuja meta principal é fomentar atividades sustentáveis e dotar a Amazônia de um ordenamento territorial fundiário. Para isso, técnicos de treze ministérios, coordenados pela Casa Civil, estão apresentando detalhes do programa às autoridades dos municípios constantes da lista.

Neste primeiro encontro de terça-feira (17) na Capital, os representantes do Governo Federal fizeram uma ampla explanação da operação já apontando um novo encontro na segunda quinzena de abril com o intuito de estabelecer ações mais concretas do programa. Para o representante do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme, trata-se de uma reestruturação positiva ocasionada por um conjunto de operações cujo objetivo é “atender demandas sociais emergenciais nos municípios sob intenso controle ambiental”.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/arco-verde-roberto-sobrinho-quer-fomentar-acoes-com-governo-federal)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions