Rondônia, terça-feira, 20 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 25 de Setembro de 2009 - 13h41

Ariquemes recebe ações socioambientais sobre o uso de água tratada

RONDONIAGORA


Ariquemes é uma das cidades contempladas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para a ampliação do seu Sistema de Distribuição de Água Tratada. Atualmente, 65% da população de Ariquemes têm o serviço. Com a chegada das obras, o município será beneficiado com aproximadamente 100% de água tratada. O valor do investimento é de mais de R$ 9 milhões. O recurso proveniente do Governo Federal também tem contrapartida do Governo do Estado de Rondônia.

Mesmo antes de começar a execução das obras, a população tem recebido em suas residências, em associações, igrejas e escolas as equipes do projeto socioambiental, responsáveis pela divulgação dos benefícios, que esta obra irá trazer, como também alertar sobre os transtornos momentâneos que a mesma proporciona, fazendo ainda um trabalho de conscientização para que os usuários não desperdicem este valioso bem.

O trabalho socioambiental é coordenado pela Seplan, por meio da gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura – GDI. Durante as atividades, a equipe técnica da ação socioambiental mobiliza a comunidade para participar de reuniões e palestras sobre o uso racional da água.

As escolas públicas são os primeiros postos a receberem as ações socioambientais. Nos encontros, alunos, professores e servidores das escolas assistem a uma apresentação, com informações sobre o desperdício de água, cuidados com a saúde e também a importância de receber água tratada em casa. Foi o que aconteceu na Escola Municipal, Ireno Antônio Berticelli, esta semana, no setor Colonial. Durante todo o dia, os alunos e professores da escola participaram de palestras com a equipe técnica da ação socioambiental. Na oportunidade eles aprenderam como funciona uma Estação de Tratamento de Água – ETA – as doenças causadas por água contaminada e como economizar água. A escola aprovou o projeto e tomou a iniciativa de criar o “fiscal da água”, onde cada dia é escolhido um aluno para monitorar os gastos com a água feita pelos demais colegas.

A coordenadora do projeto socioambiental, Léia Moreira Braga esteve presente, e parabenizou a escola pelo trabalho. “É de grande valia a participação da comunidade escolar e uma atitude como esta, contribui ainda mais para o fortalecimento das ações socioambientais”, destacou Léia. Os alunos da escola Ireno Antônio Berticelli assistiram ainda a um espetáculo teatral chamado “Devastação”. A peça apresentada por crianças transmite uma mensagem de conscientização quanto à preservação do meio ambiente e a importância da água para os seres vivos.

A ação socioambiental também, contou com a participação do Engenheiro Agrônomo, da Caerd em Porto Velho, Cezar de Oliveira, da representante da Caixa Econômica Federal, Joyce Ramos de Oliveira, do Engenheiro da Seplan, Prince Costa e da gerente de Negócios da Caerd, em Ariquemes, Maria Sônia Carneiro.

De acordo com a equipe técnica do projeto, em Ariquemes o prazo de conclusão das ações é de 15 meses. Todo o trabalho está sendo feito para conscientizar os moradores, do grande benefício que irão receber: Água Tratada. Segundo o Engenheiro da Seplan, Prince Costa será uma grande obra, no município. Ao todo serão 33,4 quilômetros de rede de distribuição de água, mais de duas mil ligações domiciliares com hidrômetros (aparelho utilizado para medir o consumo de água), e a implantação de uma ETA que terá a capacidade de tratar 100 litros de água por segundo.

De acordo com o Secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, as ações socioambientais são de fundamental importância, pois traz as percepções dessas comunidades, e ao mesmo tempo transmite informações que facilitam o entendimento e divulgação de assuntos relevantes das obras em execução. Trata-se , portanto, de um processo de comunicação em duas vias, que propicia a manutenção do diálogo entre o governo e a sociedade.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions