Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 21 de Outubro de 2009 - 14h37

AROM e TCE debatem dificuldades durante encontro de Prefeitos

RONDONIAGORA


O desequilíbrio entre receitas e despesas das prefeituras, provocado pela forte queda na arrecadação municipal, refletida pela crise econômica brasileira, será um dos pontos debatidos por membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e Associação Rondoniense de Municípios (AROM), durante o “V encontro de prefeitos”, nos dias 26 e 27 de outubro, em Cacoal. O evento também servirá para apresentar as atividades da associação, onde se destacam as implementações dos projetos: “Regime Próprio Previdenciário e Destinação Final dos Resíduos Sólidos”. Na oportunidade, o conselheiro Rochilmer Mello da Rocha será homenageado pela relevante atuação no TCE de Rondônia.

O presidente da AROM, prefeito de Alvorada D’Oeste, Laerte Gomes (PR), alerta para a nova realidade do estado e a necessidade de se alcançar uma solução para os problemas enfrentados pelos prefeitos. Para ele, o ano de 2009 é atípico, por se tratar de um período em que os administradores não previram que haveria perdas nas arrecadações que compõem a receita e que, acabaram fixando os gatos além do que poderiam. “Esta situação poderia ser entendida como falta de planejamento, por parte dos Tribunais de Contas dos estados. Por esse motivo, o encontro abordará estas questões com a participação do conselheiro Edilson de Sousa – TCE-RO e da coordenadora jurídica, Elena Garrido, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”, adiantou o municipalista.

Todos os assuntos ligados a administração municipal serão amplamente debatidos durante os dois dias do encontro. Os projetos que já foram implantados nas prefeituras e os que se encontram disponíveis na AROM, como o Diário Oficial Eletrônico, serão pontos de avaliação dos prefeitos associados. “Esta será uma oportunidade de apresentarmos as ações criativas e inovadoras da entidade, bem como, as dificuldades, que são uma realidade para todos os municípios do Brasil”, disse Laerte, exemplificando o risco do enquadramento em processos político-administrativos e até penal, por não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste caso, a falta de aplicação de recursos, que foram minguados com as perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O “V Encontro de Prefeitos do estado de Rondônia” será realizado no clube Cacoal Selva Park, em Cacoal. O evento será iniciado às 10hs do dia 26, com a homenagem da AROM ao conselheiro. O dia de atividades será encerrado às 17hs, com jantar programado para às 20hs. No dia seguinte, 27, as atividades serão retomadas às 08hs, com encerramento previsto para as 12hs.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions