Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

As pessoas se conhecem novamente no Omegle: os prós e contras do primeiro bate-papo por vídeo

Terça-feira, 25 Janeiro de 2022 - 08:40 | da Redação


As pessoas se conhecem novamente no Omegle: os prós e contras do primeiro bate-papo por vídeo

Apesar de todas as medidas tomadas, a situação com a pandemia do coronavírus Covid-19 no Brasil continua muito difícil de controlar. Dados de setembro de 2021, indicam que o país registrou mais de 21 milhões de infecções desde o início da pandemia e o aumento dos casos muitas vezes excede entre 20 a 30 mil pessoas por dia.

A situação no país é quase crítica e está piorando. Portanto, várias restrições e proibições parecem bastante lógicas:

  • ● Indivíduos que não foram vacinados contra o coronavírus estão proibidos de visitar academias, piscinas, estádios, cinemas, feiras, museus e até atrações turísticas.
  • ● Um certificado de vacinação é necessário até mesmo para aqueles pacientes que necessitam de cirurgia eletiva. Uma exceção acontece apenas se o paciente tiver uma objeção médica que o impeça de receber a vacina.
  • ● O governo está iniciando a administração da terceira dose, a chamada vacinação de reforço, para aqueles cidadãos que já receberam duas doses.

Com tudo isso, as regras de distanciamento social, introduzidas em 2020, continuam a existir, de um jeito ou de outro. As próprias pessoas, percebendo a complexidade da situação, tentam evitar contato sem necessidade com estranhos.

Não surpreende por isso que, nessas condições, estejamos vendo um rápido crescimento na popularidade de vários serviços de namoro online, incluindo, em particular, o bate-papo por vídeo Omegle e alguns de seus concorrentes.

Quantas pessoas no Brasil usam o Omegle

O bate-papo anônimo por vídeo Omegle foi sempre bastante popular entre os brasileiros, mesmo desde sua criação, em 2009. Mas foi durante a pandemia que o interesse nesse site se tornou colossal. Se no final de 2019 e no início de 2020 o número mensal de usuários do Omegle no Brasil não ultrapassava os 2,5 milhões usuários, em meados de 2020 e posteriormente, esse número chegou a 7,5 milhões. Este é um número enorme que prova que os bate-papos por vídeo estão recuperando sua popularidade depois de vários anos de pausa. Mas é importante entender que o Omegle está longe de ser um bate-papo por vídeo perfeito. Ele tem pontos fortes e fracos bastante óbvios.

Vantagens e desvantagens do bate-papo por vídeo Omegle

O site Omegle existe desde 2009 sendo a primeira roleta de bate-papo da história. Na altura, não existiam alternativas, mas agora elas existem e em grande número.

Primeiro, vamos dar uma olhada nas coisas em que o Omegle é melhor do que muitos de seus concorrentes:

  1. 1. O bate-papo do Omegle tem um público muito grande. Em qualquer hora do dia existem cerca de 30 a 40 mil usuários online. Se usar este serviço, você definitivamente não terá uma escassez de pessoas para conversar.
  2. 2. Busca conveniente por pessoas com base em seus interesses. Você simplesmente preenche uma lista de seus interesses em um campo separado e o sistema do site procura os usuários adequados para você.
  3. 3. Qualidade decente de vídeo e de som, mesmo sem uma conexão rápida à internet. A comunicação é, ainda assim, confortável.
  4. 4. O Omegle pode ser usado até mesmo por adolescentes de 13 anos ou mais, mas apenas com a permissão dos pais e sob sua supervisão.
  5. 5. Existe um bate-papo separado para estudantes universitários. Você digita o endereço de e-mail da sua escola na área especial e o Omegle procura pessoas com quem falar entre os alunos da universidade.

No geral, esses pontos fortes são suficientes para muitos usuários entrarem no Omegle e não perceberem as vantagens dos seus concorrentes. Mas é claro que o Omegle também tem pontos fracos e defeitos que não podem ser ignorados:

  1. 1. Sistema de moderação bastante medíocre. No Omegle, você ainda vai encontrar usuários inapropriados, exibicionistas, golpistas e trolls da internet.
  2. 2. Não existem aplicativos móveis oficiais. Embora as alternativas ao Omegle já tenham apps para smartphones e tablets há muito tempo, o Omegle parece não estar interessado nisso. É verdade, este bate-papo por vídeo não tem um único aplicativo móvel e não parece haver data para isso acontecer.
  3. 3, Design do site desatualizado. Independentemente do gosto de cada um, o design do Omegle é muito antiquado quando comparado com os dos seus concorrentes. Aliás, se você é amante de design de UX e UI de qualidade, provavelmente o Omegle irá perturbá-lo.
  4. 4. Não existem filtros de gênero ou geográficos. Isso dificulta imenso a tarefa de encontrar novos amigos ou alguém para um relacionamento com quem você pode se encontrar na vida real. Sim, é verdade que você pode escolher o idioma da comunicação. Mas, por exemplo, ao escolher português, você conhecerá usuários do Brasil (que é enorme) e de Portugal. Isso também não ajuda a influenciar a escolha do gênero da outra pessoa com quem você quer falar.
  5. 5. Desenvolvimento lento do serviço. Enquanto as alternativas ao Omegle estão implementando ativamente novos recursos e se desenvolvendo constantemente, esta roleta de bate-papo nunca muda. Muitas pessoas não gostam disso.

Infelizmente, os desenvolvedores não têm qualquer pressa em corrigir todas essas falhas e eliminar esses óbvios pontos fracos. É por isso que, a cada ano que passa, mais e mais usuários estão mudando para os concorrentes do Omegle.

As pessoas se conhecem novamente no Omegle: os prós e contras do primeiro bate-papo por vídeo

As alternativas ao Omegle que os brasileiros preferem

A função principal de todos os bate-papos por vídeo é idêntica – conectar usuários aleatórios via comunicação por vídeo. Mas várias configurações de busca e recursos são diferentes nas alternativas ao Omegle. Alguns deles são especialmente interessantes.

  • ● Bate Papo UOL. Busca de pessoas por interesses e comunicação em salas temáticas, como "Amizade", "Conversa séria ", "Sexo" e assim por diante. É possível também criar suas próprias salas e trocar fotos e adesivos. Você pode encontrar usuários em um raio de 10 km.
  • OmeTV. Filtros de gênero e geográficos, tradução automática de mensagens de texto. Estão disponíveis aplicativos oficiais OmeTV para iOS  e Android.
  • Bazoocam. Procure por pessoas na sua área, participe de simples jogos online e aproveite o recurso de transmissão de vídeo. As transmissões de vídeo merecem uma atenção especial, mas a maioria são exclusivamente para usuários maiores de 18 anos.
  • Omegle Brasil. Esta alternativa ao Omegle tem o melhor filtro de gênero de todos. O Omegle Brazil conecta homens apenas com mulheres e nunca está errado. Ele oferece também um período de avaliação gratuita.
  • Chatrandom. Filtros de gênero e geográficos, salas de bate-papo temáticas e busca por interesses que são implementados da mesma forma que no Omegle. Há também aplicativos para smartphones e tablets.

Esta é apenas uma pequena parte do vasto número de bate-papos por vídeo online que existem e oferecem mais personalização e oportunidades convenientes para encontrar pessoas, quando comparados com o Omegle. Existem muitos mais do que os listados aqui.

Resumindo

O Omegle é, em alguns aspectos, um excelente bate-papo por vídeo e tem um público enorme. Ele se estabeleceu como um site de encontros online e tem a confiança de milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, como qualquer serviço, o Omegle não está isento de falhas e defeitos. A sua moderação ainda é medíocre, não oferece aplicativos móveis nem configurações flexíveis para procurar pessoas.

Não surpreende que cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo optem pelas alternativas mais funcionais ao Omegle. Elas geralmente oferecem recursos mais simples e avançados para comunicação, têm um melhor sistema de moderação e disponibilizam aplicativos oficiais para uma comunicação confortável a partir de um smartphone ou tablet.

Recomendamos que você não se feche apenas no Omegle. Experimente serviços alternativos. Comece com os que listamos acima. Eles são ótimos para conhecer novas pessoas nas difíceis condições atuais no meio da pandemia.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também