Rondônia, 30 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

ASSESSORES DO GOVERNO TAMBÉM ESTÃO ENVOLVIDOS NA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA; Veja documentos

Segunda-feira, 08 Julho de 2013 - 11:35 | RONDONIAGORA


Apesar da Secretaria de Defesa e Cidadania (Sesdec) não ter divulgado e nem feito o estardalhaço como aconteceu no caso da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, um núcleo da quadrilha desbaratada na Operação Apocalipse também atuava no Poder Executivo. Dois assessores diretos do governador Confúcio Moura, Herbert Lins e Lânia das Dores Silva, foram presos e levados ao Urso Panda. A dupla tem participação ativa nos “negócios” do bando, acelerando pagamentos e cooptando novos “soldados” para fortalecer o braço político do grupo. Em um diálogo telefônico interceptado pelo Guardião no dia 5 de maio de 2013, o acusado de tráfico e lavagem de dinheiro, Alberto Ferreira Siqueira, o Beto Baba, chama  Herbert Lins, lotado na Secretaria de Estado de Administração (Sead) com CDS 17, de “bebê” e alerta para uma possível degola na gestão do governador Confúcio Moura a pedido do deputado federal Nilton Capixaba (PTB) e do vereador Everaldo Fogaça (PTB). Herbert também é homem forte do vereador Jair Montes, que em um diálogos gravados reclama até do preço das prostitutas de Porto Velho.



Herbert quando foi levado ao presídio gritou para os repórteres que sua prisão era política porque tinha pretensões de concorrer ao Senado em 2014. Mas a verdade é diferente. Não foi prisão política. Herbert era um operador da quadrilha e manteve centenas de ligações com os acusados Fernando Braga Serrão, o Fernando da Gata, e seu comparsa Beto Baba. Veja o que diz parte do inquérito: “Segundo o que restou apurado, desde meados do ano de 2012, o alvo Herbert passou a ser investigado por integrar a organização criminosa em comento, uma vez que, segundo os áudios captados com autorização judicial, Herbert mantém inúmeras conversas com os líderes da OrCrim (Organização Criminosa). Das vezes que não figura como interlocutor, é citado por Jair Montes, Beto Baba e Jair Montes”. Herbert era estrategista da quadrilha no ramo político. Dava palpites sobre quem apoiar com recursos, material de campanha para no futuro o bando cobrar cargos comissionados para abastecer o esquema criminoso. Em três ligações, Herbert pede autorização do seu “chefe”, Fernando da Gata, para mandar confeccionar “santinhos” na GraffNorte. Herbert era tão confiado na quadrilha que nem aparecia no seu local de trabalho, apesar de receber mais de R$ 5 mil por mês na Sead. “O alvo Herbert no presente mês foi objeto de vigilância, quando então se constatou que o mesmo não se encontrava, durante o horário de expediente do Poder Executivo nas dependências da Secretaria de Estado de Administração, mas sim em diversos outros locais, aparentando tratar-se de servidor fantasma”, diz conclusivo o inquérito.

Assessora especial do governador

A Assessora Especial I do governador Confúcio Moura, Lânia das Dores auxiliou a organização na “aceleração” da efetuação dos pagamentos oriundos de um contrato de locação firmado com o Governo de Rondônia. Trata-se de um apartamento no Edifício Residencial Leonardo da Vinci Spazio Club, situado na Avenida Amazonas, 605, apto. 1103, em nome de Francimeire de Sousa Araújo, esposa de Beto Baba. O valor do aluguel é de R$ 72.960,00. O contrato está sendo avaliado pelo Tribunal de Contas, já que o preço está muito acima do valor de mercado. Beto cobrava insistentemente de Lânia que ela fosse a Secretaria de Finanças providenciar o pagamento do aluguel.

Exonerações

O Governo de Rondônia através de sua assessoria informou que todos os envolvidos na Operação Apocalipse, citados e presos, estarão sendo exonerados dos cargos. O Diário Oficial do Estado está desatualizado na internet e a informação não pôde ser confirmada.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também