Rondônia, quinta-feira, 9 de julho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 24 de Outubro de 2017 - 08h35

Associação aponta que Rondônia têm 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto

da Redação


Associação aponta que Rondônia têm 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto

Os desafios do saneamento ambiental foram tema de um ciclo de debates organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), nesta segunda-feira (23) em Porto Velho. Segundo dados da Abes, Rondônia tem apenas 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto.

Segundo o presidente da Abes Rondônia, César de Oliveira, o foco é “o que foi colocado em prática após os 10 anos da Lei do Saneamento 11.445/2007. Estudos da própria associação mostram que Rondônia tem 47,6% de cobertura de abastecimento de água, e de esgotamento sanitário, apenas 13,4% das residências estão conectadas à rede coletora.

As informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. O levantamento da Abes foi apresentado na palestra do presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza, e o relatório completo com os dados por grandes regiões e unidades da federação está disponível no site da Abes.

Associação aponta que Rondônia têm 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto

“Somos o penúltimo estado a receber a palestra, que já passou pela maioria das capitais do país. Uma das nossas temáticas é o debate sobre a melhor solução para o problema: se privatizar o sistema ou manter o atendimento público. Estamos avaliando o que mudou após a lei, o que realmente avançou”, afirma o presidente da Abes Rondônia.

Em Rondônia, de acordo César Oliveira, “o saneamento existe nas cidades de Guajará-Mirim, Seringueiras - que está construindo, Presidente Médici- que já tem o centro de tratamento de esgoto, Espigão do Oeste está caminhando, mas ainda temos uma longa jornada pela frente”.

O presidente da associação no estado diz que a ideia é compilar as informações debatidas em todas as reuniões do ciclo, e gerar um documento que deve ser passado para as autoridades e também para fins de consulta e pesquisas. Participaram do evento acadêmicos, autoridades, professores, representantes do Sindicato dos Engenheiros Sanitários, a própria Abes.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions