Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 01 de Agosto de 2009 - 11h10

Atividades na margem esquerda do Madeira iniciam em Jirau

Assessoria


As obras civis da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau) avançaram na margem esquerda do rio Madeira, com o início os serviços de acesso e atividades preliminares que antecedem a construção do canteiro pioneiro da margem esquerda e a escavação da Casa de Força II.

Essas atividades representam um avanço significativo na obra, que ganha a forma prevista no projeto a cada dia. Para que as atividades dessa fase fossem iniciadas, várias ações preliminares foram realizadas. Uma delas foi a construção de uma balsa de 300 toneladas de capacidade, que será de suma importância para fazer o transporte de cargas e equipamentos até o outro lado do Rio Madeira. “Somos uma equipe de 12 pessoas, entre pessoal de montagem e de operação, e trabalhamos sem parar para fazer a entrega na data combinada”, afirmou Fábio Pereira, tecnólogo fluvial, responsável técnico pelos trabalhos. Os 12 técnicos, envolvidos nas atividades, trabalharam cerca de três meses na montagem do equipamento.

As atividades na margem esquerda do Rio Madeira estão sendo realizadas das 8h às 03h da manhã e em breve o canteiro de obras construído no local será semelhante ao que já existe no lado direito do rio.

Segundo Maciel Paiva, diretor de Engenharia da UHE Jirau, todas as medidas para facilitar as atividades estão sendo tomadas. “A construção da balsa especificamente para transportar cargas e equipamentos demonstra o tamanho da obra e o quanto ainda vamos precisar investir em mão de obra. Estamos satisfeitos em participar desse momento de crescimento de Rondônia, por meio da implantação de Jirau. O estado tem aptidão ao desenvolvimento e estamos caminhando juntos”, ressalta o diretor.

Ele explicou que no decorrer da obra será necessária a construção de mais balsas para atender a demanda. “Imediatamente prevemos a construção de outra, de maior porte, mas a necessidade presume a construção de até três balsas para Jirau”, esclarece.

Segundo dados da produção da obra, cerca de 300 operários deram início aos trabalhos na margem esquerda. Inicialmente serão feitas as escavações de solo e rocha para a Casa de Força II, mas a idéia é ampliar toda a área e futuramente construir alojamentos no local. Os trabalhos de engenharia estão sendo acompanhados pela equipe de Meio Ambiente da UHE Jirau e todas as etapas dos serviços são precedidos de atividades de resgate de germoplasma (coleta de material genético das espécies vegetais) e propecção arqueológica.

Para Luiz Américo Rogo, gerente executivo da Camargo Corrêa, empresa responsável pela construção civil da obra, o início dos trabalhos na margem esquerda sinaliza que a obra está sendo atendida a tempo, mas também é um momento reflexivo. “É mais uma frente ampla de serviço para ser gerida de forma a atender os preceitos de segurança, qualidade e prazo que o empreendimento requer”, diz. “Mas vamos para a luta com a mesma garra que iniciamos os trabalhos na margem direita, e com a confiança de que atingiremos o nosso objetivo, mantido o mesmo espírito de união que sempre norteou a equipe”, conclui.

Segundo Paulo Lemelle, gerente de Logística da UHE Jirau, chegar a esta etapa da obra é um grande desafio. “As obras na margem esquerda representam parte significativa do projeto, onde futuramente serão implantadas 18 turbinas da casa de força II. Chegar ao outro lado do rio, principalmente pela dificuldade de acesso, foi um grande desafio superado graças ao empenho da nossa mão de obra, cuja maioria é local”, finaliza.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions