Geral
Atletas de Rondônia alcançam 8 pódios na natação escolar paralímpica
Segunda-feira, 01 Dezembro de 2025 - 11:59 | da Secom/RO

Rondônia garantiu 8 medalhas na modalidade de natação das Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas entre 17 e 28 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. O desempenho levou o estado ao pódio em diferentes provas e reforçou o avanço regional no esporte paralímpico escolar.
Os resultados vieram com atletas de Porto Velho e Vilhena. Representando o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), o estudante Yann Aguiar, 17 anos, conquistou cinco medalhas: ouro nos 200 metros medley; prata nos 100 metros costas; prata nos 100 metros livre; prata nos 400 metros livre; e bronze nos 50 metros livre. Já o atleta Orlando Gonzaga, 17 anos, aluno de um colégio particular de Vilhena, somou 3 medalhas: ouro nos 50 metros costas, prata nos 100 metros livre e prata nos 50 metros livre.
As competições reuniram jovens de todo o país e reforçaram o desenvolvimento esportivo paralímpico em Rondônia. Yann celebrou o desempenho e relembrou que iniciou na natação aos 12 anos, por recomendação médica após uma luxação no quadril. Ele destacou já ter ultrapassado a marca de 100 medalhas na carreira e que cada prova faz parte de sua evolução.
O atleta segue acumulando conquistas. Foi pré-selecionado pela terceira vez para o Camping Escolar Nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que oferece uma semana de treinamento especializado no Centro Paralímpico de São Paulo. Entre seus resultados expressivos estão o 4º lugar na seletiva de Paris e a posição entre os 6 melhores do país nos 400 metros livre.
Na categoria de deficiência física, Orlando Gonzaga mantém trajetória de crescimento e representa outro pilar de destaque da natação rondoniense. O pai do atleta, Marcelo Gonzaga, relatou que a jornada esportiva do filho o levou a mudar de profissão: deixou a carreira de professor de história para estudar educação física e atuar como técnico do jovem nadador.