Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 28 de Outubro de 2009 - 14h38

Ator do filme Carandiru confirma presença no Fest Cineamazônia 2009

Solano Ferreira


Outro artista de renome nacional confirmado para o Fest Cineamazônia 2009 é o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que viveu o papel do médico Dráuzio Varela, no filme Carandiru (2003). Vasconcelos vem para ministrar uma oficina de “Técnicas de Palhaço – O tempo Cômico”, durante a realização do festival, que acontecerá de 7 a 12 de dezembro, em Porto Velho. A oficina busca atingir atores, pesquisadores do corpo e estudantes de artes circenses. “A experiência do artista vai enriquecer o talento dos profissionais que atuam em Rondônia e Acre”, diz Jurandir Costa, organizador do Festival.

Para esta oficina, Luiz Carlos Vasconcelos preparou um conteúdo específico, constando: a descoberta e utilização do tempo cômico, uma nova visão do mundo, o treinamento físico, o corpo amplificado, a atenção, o olhar, o tempo cômico. Para aplicação do conteúdo estará trabalhando as técnicas contemporâneas, a berlinda criativa, os esquetes clássicos e as técnicas da tradição.

Natural da Paraíba, Luiz Carlos Vasconcelos se consagrou como o palhaço Xuxu, personagem que o acompanha há 30 anos, tendo se apresentado em quase todo o Brasil, além da América Latina, Europa e Ásia. Em 1978 fundou a Escola Piollin de João Pessoa para a formação de artistas circenses. Realizou estudos no Laboratório Internacional de Atores do Odin Teatret, da Dinamarca, entre 1988 e 1989.

Como diretor, adaptou e montou Vau da Sarapalha, um conto de Guimarães Rosa, tendo percorrido o Brasil e outros países com o espetáculo. Recebeu diversos prêmios, inclusive o Prêmio da Associação internacional de Críticos de Teatro (AICT/1994). A peça está em cartaz há 15 anos, mantendo o sucesso de público.

Realizou o Iº Festival de Palhaços da Paraíba em 1983; o II Encontro de Palhaços – Aberto aos Mateus e Catirinas da Região em 1997, e O Riso da Terra – Feira de Arte Popular Cômica / Encontro mundial de Palhaços / Fórum do Riso em 2001.

Luiz Carlos estreou como ator de cinema interpretando o cangaceiro Lampião, no filme “Baile perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas (1997). Pela atuação nesse filme ganhou o prêmio de melhor Ator Coadjuvante da Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA). Em 1999, fez um dos papéis principais em “O Primeiro Dia”, de Daniela Thomas e Walter Salles, pelo qual volta a ganhar o APCA de Melhor Ator de Cinema. Outro destaque no cinema veio em “Eu, tu, eles”, de Andrucha Waddington, selecionado para a mostra “Um certo olhar” do Festival de Cannes de 2000 e pelo qual recebe, pela terceira vez, o prêmio de melhor ator de cinema da APCA.

Ainda no cinema pôde ser visto no papel do brincante Salustiano em “Abril Despedaçado” de Walter Salles e no longa “Carandiru”, de Hector Babenco, em que interpreta o médico Dráuzio Varela; e na tevê como o malandro Pé-de-Vento da minissérie "Pastores da noite", adaptada da obra de Jorge Amado. Fez participação especial na novela “Senhora do Destino” de Aguinaldo Silva, e participou da série “Carandiru Novas Histórias”.

Em 2006 participou dos filmes “MUTUM” de Sandra Kogut, protagonizou “O Romance do Vaqueiro Voador” de Manfredo Caldas, “Andar as Vozes” de Eliane Café, e atuou como ator convidado, da série de TV “A Pedra do Reino” de Luiz Fernando Carvalho. Em 2007 protagonizou o filme “O Homem Mau Dorme Bem” de Geraldo Morais e atuou na série de TV “Queridos Amigos” de Denise Saracene.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions