Rondônia, 14 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Aulas recomeçam no sistema municipal da Capital

Sexta-feira, 12 Fevereiro de 2016 - 08:58 | RONDONIAGORA


O ano letivo iniciou nas sessenta e quatro escolas da zona urbana e nas setenta e cinco da zona rural da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho. A solenidade de abertura aconteceu na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, na manhã desta quinta-feira (11), contando com a presença da secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jandernoura Rodrigues, de professores, técnicos da Semed e também de líderes comunitários e religiosos de comunidades da zona Sul.



A secretária explicou que a escola escolhida para sediar a solenidade de abertura é a maior da rede, de forma a representar bem os trabalhos da Educação no município, mas que em todas as escolas municipais aconteceram eventos comemorativos para marcar a volta às aulas.

Disse também que estão sendo preparadas algumas inovações para este ano, destacando os projetos de intervenção pedagógica que procuram realizar o avanço de alunos em disciplinas que não estejam conseguindo acompanhar o desempenho da classe. Esses alunos passarão a receber aulas de reforço na própria escola. Outro destaque foi dado aos projetos de ajuste entre a idade e a série escolar ideal. As ações visam ajudar alunos a acelerarem seus egressos nas séries adequadas às suas idades. O projeto será desenvolvido em algumas escolas pólos que poderão irradiar as ações para várias unidades de ensino próximas.

Os alunos com esse tipo de situação deficitária serão identificados e encaminhados para aulas específicas com professores que já receberam formação especial para esse tipo docência. Ao longo do ano, o aluno poderá avançar uma ou duas séries após ser avaliado seu desempenho. “Vamos implantar o Projeto Se Liga e Acelera Brasil, que tem dado muito certo em muitos municípios. Com ele queremos ajustar a relação entre idade e série escolar. O projeto do Instituto Ayrton Senna conta com a colaboração do Governo Federal e é feito em parceira com a Educação Estadual. O aluno passa um ano estudando com um professor capacitado com metodologias diferenciadas para atender a essa demanda, ao final desse ano é realizada uma avaliação para saber se o aluno poderá avançar para a série em que ele está atrasado”, disse a secretária.

Quanto às escolas integrais, projeto iniciado pela Semed ainda em 2013, para este ano não se espera sua expansão em vista da limitação de recursos destinados à Educação em todo o país, mas as cinco escolas municipais que já oferecem esse serviço receberão ainda maior atenção por parte da Semed, inclusive, podendo haver até ampliação das turmas. Sobre as creches, explicou que cinco novas serão instaladas até o fim do mês de março e que a abertura de novas creches conta com a vontade da Semed, que tudo fará para levar a efeito esse intento. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também