Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 17 de Fevereiro de 2009 - 15h43

Aumento do consumo em Rondônia é superior a média nacional, diz IBGE

Gazeta On line


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em comparação com dezembro de 2007, o país teve aumento de 3,9% nas vendas de varejo. O Espírito Santo, por sua vez, registrou recuo de 0,3%. No acumulado do ano, o Brasil ficou com 9,1% positivos, pouco acima dos 8,4% registrados em terras capixabas. O IBGE analisou também o desempenho do comércio varejista ampliado - que engloba atividades de vendas de veículos, peças e materiais de construção.

O índice apresentou elevação de 9,9% no volume de vendas em 2008 em relação ao ano anterior e nessa comparação, a receita nominal ampliou-se em 15,1%. Todas as Unidades da Federação tiveram resultados positivos no quesito. No Espírito Santo, no entanto, o aumento nas vendas foi de 17,02%, sendo a segunda maior taxa do país. O Estado ficou atrás somente de Rondônia, que obteve crescimento de 19% nas vendas.

Por Estado

Regionalmente, 22 Estados brasileiros apresentaram queda no varejo em dezembro, na comparação com novembro, contra apenas cinco altas. As principais quedas foram registradas no Piauí (-8,9%), Amapá (-6,8%), Paraíba (-4,5%), Pernambuco (-4,3%) e Acre (-3,8%). As principais altas aconteceram em Santa Catarina (1,5%), Rio Grande do Norte (0,6%) e Rio de Janeiro (0,5%).

Já na comparação com dezembro de 2007, 17 Estados apresentaram alta no último mês do ano passado, sendo as maiores registradas em Rondônia (11,8%), Roraima (9,0%), São Paulo (6,4%), Ceará (6,4%) e Santa Catarina (4,9%).

Segmentos

Os segmentos que puxaram a retração de dezembro, na comparação com novembro, foram móveis e eletrodomésticos (-3,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,8%).

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não apresentaram variação. Tecidos vestuário e calçados (0,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%), e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (11,9%) registraram variação positiva.

Na comparação com dezembro de 2007, sete das oito atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas, sendo a maior alta, de 35,6% no segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

As outras altas são de 3,5% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 4,5% em móveis e eletrodomésticos, 13,6% em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 6,5% para combustíveis e lubrificantes, 3,3% para outros artigos de uso pessoal e doméstico e 14,6% para livros, jornais, revistas e papelaria. Apenas tecidos, vestuário e calçados registrou queda de 6,3% em dezembro sobre dezembro.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions