Rondônia, terça-feira, 29 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 19 de Janeiro de 2017 - 17h29

Banco de sangue de Porto Velho alerta para baixo estoque e convida população a fazer doação

da Redação


Banco de sangue de Porto Velho alerta para baixo estoque e convida população a fazer doação

O Banco de sangue da Fundação Hemeron (Fhemeron) em Porto Velho está com o estoques crítico em relação às bolsas de sangue. A preocupação maior dos profissionais da área é a proximidade com as festas momescas, quando há ainda maior necessidade de estoque para atender à demanda.

Segundo a biomédica da Fhemeron, Deisiane Leite, o quadro de estoque total está muito abaixo da média ideal. Para o tipo sanguíneo O+ (positivo), o banco conta na tarde desta quinta-feira (19) com apenas 70 bolsas, quando o ideal seria pelo menos 150. O tipo A+ (positivo) também está crítico, com apenas 25 bolsas no estoque, quando o ideal seria 100. Essas duas tipagens são as que tem maior saída.

Além delas, o estoque do O- (negativo), que é doador universal e atende aos bebês recém nascidos de até quatro meses de vida, só conta com 14 bolsas, quando seriam necessárias pelo menos 25. Para o B+ (positivo), que o estoque ideal seria de 50, o total do dia é de 38 bolsas.

O tipo AB+ conta no estoque com 13, quando a quantidade satisfatória seria de 20. O A- (negativo) conta com apenas uma bolsa, quando deveria ter pelo menos 10. E o B- (negativo) é o único que possui cota de estoque satisfatória de 13 bolsas.

A biomédica da Fhemeron convida a toda a população para doar. “Não devemos deixar para amanhã, porque amanhã pode ser você precisando ou um parente seu. Essa consciência é muito importante e salva vidas”, declarou Deisiane. “Nós abastecemos a todos os hospitais particulares da cidade, além do João Paulo II, Hospital de Base e Cosme e Damião. O ato de solidariedade é o que pode fazer a diferença”, completou.

As regras básicas para doação indicam que mulheres podem doar três vezes ao ano, respeitando o intervalo de 90 dias, e os homens podem doar quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. As doações podem ser feitas por pessoas a partir de 18 até 69 anos de idade, e os menores a partir de 16 anos podem também doar, desde que tenham autorização dos responsáveis.

Os requisitos básicos são: estar em boas condições de saúde; Pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

O Fhemeron na capital está localizado na Avenida Jorge Teixeira (próximo ao Hospital de Base Ary Pinheiro, no Bairro Industrial. O atendimento é das 7h15 às 18 horas, sem intervalo para almoço. Aos sábado o atendimento é feito através de agendamento de grupos ou em campanhas, e para mais informações está disponível o Serviço de Atendimento ao Doador 0800 642 5744 (ligação gratuita).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions