Rondônia, quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Domingo, 10 de Fevereiro de 2008 - 11h20

BANZEIROS - Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

José Carlos Sá


VOLTEICompromissos profissionais afastaram-me das minhas responsabilidades lúdicas.

++++
FRASE

“Há um Adão dentro de todos nós”. Padre Emílio de La Noce, sobre o vacilo do primeiro homem.

++++
PARÁFRASE

Vou-me embora para o Candeias, lá sou amigo dos reis.

++++
HISTÓRIA

Quando as coisas se acalmavam no que diz respeito às interpretações da nossa História Regional, o Alto Madeira publica em sua edição de 31 de janeiro uma carta do ex-governador Jerônimo Santana ao jornalista Euro Tourinho. Saindo de seu ostracismo voluntário em Brasília, Jerônimo baixa a bengala em nossos principais historiadores – Esron de Menezes, Manuel Rodrigues Ferreira, Emanuel Pontes Pinto e Victor Hugo – chamando-os de “aluisístas”. Só foi poupada a antropóloga Denise Maldi Meireles (“Guardiões da Fronteira – Rio Guaporé, século XVIII”, Editora Vozes, 1989), que se prende à história dos índios do Vale do Guaporé. Segundo o missivista, a história de Rondônia está por se escrita. Vem pau.

++++
FARQUHAR

Na mesma edição do AM, Selmo Vasconcelos (Lítero Cultural) publica um artigo da responsável pela edição em português do livro “Farquhar – O último Tit㠖 Um empreendedor americano na América Latina”, de Charles A. Gauld, autor que também foi poupado por Jerônimo. Mirian Paglia Costa agradece às pessoas que colaboraram para a publicação do livro, entre elas os 'locais': o amigo publicitário Edwaldo Viecili, o jornalista Euro Tourinho e o advogado Evandro Lopes.

++++
CARTÕES

E a Imprensa permanece fazendo dos cartões corporativos cavalo-de-batalha. Eu recomendaria aos coleguinhas – se pudesse, claro -, que analisassem cada caso para evitar cometer injustiças, publicando os nomes de pessoas que usaram os cartões como deviam e não colocassem todos na vala comum da presunção da culpa.

++++
DESCOMPASSO

Não entendo a atitude de certos parlamentares que após verem as repercussões (negativas) das matérias aprovadas na Assembléia tentam limpar suas barras com as “bases”. Se o nobre deputado esteva presente em plenário no dia e hora da votação, não pode declarar desconhecimento do que foi votado.

++++
DESCOMPASSO – 2

Funcionários estaduais voltam ao expediente de oito horas; sindicatos das categorias profissionais que representam os funcionários públicos estaduais terão à disposição um servidor, pago pelo Estado, para cada 500 sindicalizados.

++++
HEIN?

Um anúncio publicado na página de Classificados do Alto Madeira o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia – Sinduscon – “suspende” o pagamento da contribuição sindical que é recolhida à FIERO. É isso mesmo ou estou vendo além da conta?

++++
CUNIÃ

O jornal Diário da Amazônia promove de amanhã (11) ao dia 13, exposição das fotos do lago do Cuniã, de autoria do J. Gomes, nas faculdades Fimca e Uniron. As fotos ilustraram matéria sobre as famílias que moram no lago, de autoria da jornalista Marcela Ximenes, publicada em novembro de 2006.

++++
CANDIDATO?

À pergunta desta e-coluna se era candidato à reeleição, o prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, respondeu tangencialmente com um “talvez sim”.

++++
JIPA

O Ciro Pinheiro esteve na cidade e gostou do que viu. Tenho recebido a mesma impressão de pessoas que passam por Ji-Paraná nos dois últimos anos. A briga vai ser boa.

++++
TRILHA

A música que nos embala e inspira hoje é “As coisas são mais lindas”, do Nando Reis.

++++
BLOGÃO

Sem alarde, sem propaganda (enviou-me um emeio apenas com o link, sem nenhum comentário), o amigo Fred Perillo colocou no ar um blog bem equilibrado, bem ilustrado e discreto como é o autor. Visitem e apreciem sem moderação: www.saladavirtual.zip.net

++++
ATÉ LÁ.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions