Rondônia, 16 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Bastidores: Em vídeo, jornalistas destacam os desafios e conquistas nas assessorias de comunicação

Quinta-feira, 08 Março de 2018 - 17:30 | da Redação


Bastidores: Em vídeo, jornalistas destacam os desafios e conquistas nas assessorias de comunicação

O chamado Dia Internacional da Mulher foi oficialmente instituído pela Organização das Nações Unidas em 1975. Pedido de igualdade de gênero, protestos, reconhecimento, menos violência, políticas públicas e mais valorização marcam este dia 8 de março e são divulgados em diversos veículos de comunicação por jornalistas, que em muitos casos, ficam em evidência.

Mas, têm aqueles jornalistas que não aparecem. Que atuam nos bastidores para tornarem uma instituição, uma outra pessoa ou um grupo mais conhecidos. São os assessores de imprensa. Neste Dia Internacional da Mulher, o RONDONIAGORA conversou com quatro trabalhadoras de Porto Velho que gerenciam o setor de comunicação do Ministério Público Estadual, da Embrapa, do Tribunal de Justiça de Rondônia e Governo do Estado de Rondônia.

Fábia Assumpção, Renata Silva, Simone Norberto e Edna Okabayashi conseguiram, ao longo do tempo, implantar sua marca, estabelecer políticas de comunicação para tornar mais evidente a atuação da instituição assim como o próprio gestor, que em todos os casos, são homens.

Fábia Assumpção é coordenadora do setor de comunicação do MP, casada, tem uma filha e conta que muitas vezes chegou a ser questionada pela sua condição de mulher. “As vezes pensam assim: ‘Ah, mas ela tem filhos, será que vai conseguir atender?’ Aqui no MP poucas mulheres ocupam cargo de direção, mas temos programas voltados para mulheres, para torná-las mais fortes e mais empoderadas.


Renata Silva é a mulher do agronegócio. Supervisora de comunicação da Embrapa Rondônia, ela conta os desafios da trabalhar num ambiente tipicamente masculino e garante que conseguiu conquistar o respeito de todos pelo resultado do trabalho apresentado. Para ela, os melhores dias estão no trabalho em campo, junto com os agricultores que utilizam as tecnologias desenvolvidas pela empresa.


Edna Okabayashi chegou de mansinho e conseguiu implantar sua principal características na Superintendência de Comunicação do Governo de Rondônia: contar histórias. Ela é a diretora executiva e desde 2013 está no setor que tem a missão principal de estabelecer políticas de comunicação para o governo do estado, mostrando o quanto as ações voltadas à população chegam aos interessados. Mas foi apenas com a mudança de superintendente que conseguiu mais espaço para implantar sua forma de trabalho.


Simone Norberto é também ativista cultural audiovisual. É uma vertente que ela traz desde a época em que atuou na TV e conseguiu implantar essa forma de trabalhar dentro do Tribunal de Justiça de Rondônia. Trabalhando com juízes e desembargadores, ela ressalta que em nenhum momento se sentiu diminuída por sair da frente das câmeras para se colocar nos bastidores. “Eu continuo fazendo o que gosto e aqui eu tento, através da atuação do Tribunal, mostrar paras as pessoas os direitos delas, e que elas podem recorrer à Justiça sempre que precisarem”.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também