Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 02 de Abril de 2009 - 16h16

BID analisa financiamento de 6 milhões de dólares para o Estado

Renata Kelly da Silva


BID analisa financiamento de 6 milhões de dólares para o Estado
A Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN) está realizando reuniões com consultores e especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e representantes do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Controladoria Geral do Estado – CGE, Controladoria Geral da União – CGU, Secretaria Estadual de Planejamento – SEPLAN e Superintendência Estadual de Licitação – SUPEL, para discutir o detalhamento do projeto Profisco, que prevê um financiamento de aproximadamente U$ 6 milhões para a modernização da gestão fiscal no Estado.

Esta é a terceira missão do BID neste projeto em Rondônia, coordenada pela especialista em gestão fiscal e municipal do BID, Ana Lúcia Paiva Dezolt, juntamente com Gerardo Reyes e Flávio Galvão, que ficarão com a equipe da Unidade de Coordenação – UCP/SEFIN, e os gerentes setoriais para detalhar, definir e consolidar as linhas de ação do projeto, assim como orientar a documentação do processo de adesão ao programa.

A secretária adjunta da SEFIN, Marici Baseggio, que na reunião esteve representando o titular da pasta de Finanças, José Genaro, disse que pretende acompanhar passo a passo o teor das discussões durante a semana. “Quero saber o que está sendo apresentado, principalmente no que se refere a prazos, taxas de juros e as flexibilidades do BID, caso o estado não cumpra alguma meta. Tudo isso precisa ser analisado antes de assinar o contrato”, observou.

O coordenador da CRE/SEFIN, Ciro Muneo Funada, considera o financiamento importante para o processo de modernização da gestão fiscal de Rondônia, e o uso das novas tecnologias significa a interação de Rondônia com os demais estados.

Durante esta semana, representantes das gerências da CRE/SEFIN, apresentam os seguintes temas aos consultores do BID: aperfeiçoamento da matriz de problemas/causas/soluções/resultados; aperfeiçoamento organizacional e da gestão estratégica; cooperação interinstitucional nacional e internacional; aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos; gestão do conhecimento, Aperfeiçoamento da gestão do cadastro e implantação do sistema público de escrituração digital; melhoria da eficiência e eficácia da administração do contencioso fiscal; melhoria da eficiência e da eficácia da administração financeira; melhoria da eficiência e da eficácia da administração de material e de patrimônio; aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência administrativa e comunicação com a sociedade; Melhoria da eficiência e eficácia da administração tributária.

Na pauta desta quarta-feira (1) os servidores da CEDEM, abordaram os seguintes assuntos: aperfeiçoamento dos mecanismos de controle interno e correição; modernização da gestão tecnológica e aperfeiçoamento dos serviços internos e externos; apresentação do instrumento para a análise financeira – indicação das informações necessárias; aspectos institucionais – análise das condições financeiras do BID; situação fiscal do Estado; arranjo institucional; e mecanismos de execução do projeto e atos de criação da UCP e designação da equipe.

Nesta quinta-feira foram apresentados aos consultores do BID a elaboração da versão preliminar da ajuda memória e do perfil do projeto: minuta do PP; índice dos trabalhos setoriais concluídos e pendentes. Caminho crítico: cronograma de preparação e recursos.

Encerrando as discussões, na sexta-feira (3), os integrantes da missão BID farão a orientação para a preparação dos demais documentos. Quadros consolidados do Plano de Ação e de Investimentos (PAI); Marco de Resultados; Sistemática de Monitoramento e Avaliação e Quadro de Indicadores; POA 18 meses; PA 18 meses – Descritivo e Detalhado e assinatura da AM e encerramento da Missão. A equipe do Profisco, e representantes das gerências envolvida no projeto, terão uma reunião de trabalho com o Especialista Financeiro do BID e o Responsável pela área de Contabilidade, Financeiro e de Sistema do BID, Fernando Glasman, que ainda aplicará a metodologia de Análise de Risco do Projeto.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions