Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 09 de Setembro de 2009 - 14h08

Caerd completa 40 anos e comemora investimentos maciços

RONDONIAGORA


Caerd completa 40 anos e comemora investimentos maciços
O dia 11 de setembro será especial para a Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia (Caerd), já que o órgão vai completar 40 anos de serviços prestados em prol da saúde dos rondonienses.

A empresa que cuida do abastecimento e o tratamento do esgoto de 42 municípios e distritos do Estado foi criada no ano de 1969 e, para a presidente da Caerd, Rose Sena, o momento é de muita comemoração. “Desde a implantação da Gestão Compartilhada, no ano 2000, quando os funcionários, que chamamos de colaboradores, começaram a eleger dois dos três diretores da empresa, iniciamos uma nova era na questão do tratamento da água e esgoto em Rondônia, e também na condução dos rumos da Caerd. Se não fosse esta visão empreendedora, nossa situação hoje seria crítica”, destaca Sena.

Tão especial quanto o aniversário de 40 anos da Caerd, são os investimentos que a companhia está recebendo do Governo Federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Neste ano, foram iniciadas as obras de instalação e ampliação das redes de água tratada em Porto Velho. Os recursos para a colocação dos tubos e aumento da capacidade do tratamento do produto serão da ordem de mais de 110 milhões de reais, com contrapartida do Governo do Estado. “Além de Porto Velho, só Diadema (SP) recebeu este privilégio. Só com esta obra da água, a capital terá 100% de água cristalina. Todas as residências da cidade, da zona Sul a Norte e de Leste a Oeste serão beneficiadas”, disse a presidente da Caerd.

Outro ponto bastante celebrado são os investimentos de mais de 640 milhões de reais para a coleta e tratamento do esgoto doméstico que, em um primeiro momento, vai atender 75% das famílias porto-velhenses. “Mais uma vez, o Governo do Estado vai dar a contrapartida para as obras do saneamento básico da capital de Rondônia. Mas, garanto à população, que conforme o contrato com a prefeitura do município, até 2012, toda a cidade vai ter 100% de esgoto recolhido e tratado. Quem ganha é a saúde pública, já que os números de doenças ligadas à falta de saneamento vão diminuir consideravelmente com o tratamento correto da água e esgoto de Porto Velho”, apontou Sena.

Estações de tratamento estão sendo ampliadas

Além da instalação da rede de tubos que vão levar água tratada e recolher o esgoto doméstico, as estações de tratamento estão sendo ampliadas para dar mais qualidade ao produto final. “A estação de tratamento localizada na estrada do Cemitério Santo Antônio, zona Sul da capital, está sendo ampliada. Hoje, são processados cerca de 600 metros cúbicos de água por segundo. Com o aumento da capacidade, esse número vai passar para 1.600 metros cúbicos por segundo”, disse Rose Sena.

Outro ponto destacado pela dirigente da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia é o novo laboratório de análises bioquímicas. “Nosso laboratório é tão requisitado que atende a demanda de empresas públicas e particulares, além da Caerd. O local está sendo ampliado para dar anda mais segurança à água que os rondonienses vão beber em breve. Todos os equipamentos necessários para a análise serão importados”, destacou Sena.

Cidades do interior do Estado também são beneficiadas

As obras não param por aí. As cidades de Jaru e Jí-Paraná também estão recebendo os trabalhos de instalação e ampliação da rede de água tratada. Em breve, será a vez de Ariquemes (a 198 quilômetros de Porto Velho) receber as equipes da Caerd. “Em Ariquemes, as obras estão em processo de licitação. Até o final do ano, queremos iniciar as atividades por lá”, disse a presidente.

Interação

Os clientes da Caerd encontram dois canais para reclamações e sugestões para melhorar ainda mais os serviços da empresa. O primeiro é o telefone 0800-647-1950 e o segundo é o endereço eletrônico www.caerd-ro.com.br.

Caerd em números

A Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) está presente em 42 municípios e distritos. São 548 funcionários treinados para dar o melhor atendimento ao consumidor que todos os dias recebe água tratada nas torneiras de casa.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions