Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Café bate recorde histórico de produtividade em Rondônia

Quinta-feira, 28 Fevereiro de 2008 - 15:28 | RONDONIAGORA.COM


A agricultura de Rondônia alcançou os melhores índices de produtividade de sua história em 2007. As principais lavouras - arroz, feijão, soja e café - puxam a fila das culturas onde o rendimento médio do agricultor teve expressivos incrementos.
Apesar de ter sofrido uma redução na área plantada de 2,28%, o café Conillon apresentou uma produção média de 555 kg/ha, contra 457 kg/ha em 2006. O aumento no rendimento foi de 21,49%, o que, aliado à subida de preços desta “commodity” no mercado internacional, sinaliza uma forte tendência de lucros para quem investiu na reforma de cafezais, na construção de terreirões de concreto, no uso de mudas clonadas e no cumprimento dos tratos culturais preconizados pelo Programa de Tecnificação do Café, administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), que beneficiou mais de 14 000 produtores nos principais municípios que se dedicam ao cultivo da rubiácea.
Com apoio de extensionistas da Emater/RO em todo o Estado, os técnicos da SEAPES, liderados pelo agrônomo Milton Messias, realizaram 350 demonstrações de métodos, 140 palestras técnicas em associações e cooperativas, 180 supervisões em 62 Unidades Demonstrativas de Condução de Cafeeiros e 15 Dias de Campo Especiais.
Poda, desbrota, tratos fitossanitários, nutrição de plantas, colheita, secagem, armazenamento, classificação e comercialização foram os temas mais significativos abordados pelas equipes da Secretaria de Agricultura, que também organizaram a distribuição de 3 600 kg de fertilizante NPK 20-3-20 para Unidades Demonstrativas e de Conservação.
Foram igualmente disponibilizadas 3 000 toneladas de calcário para os 30 municípios com maior área plantada, à razão de 100 ton/município. Em 2006, a SEAPES já havia distribuído 500 000 mudas de café selecionadas, oriundas de viveiros qualificados, como a Estação experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste, as quais devem entrar em produção a partir de 2009.
Segundo o secretário Marco Antonio Petisco, as ações da SEAPES para 2008 incluem a implantação de novas Unidades Demonstrativas e o aprofundamento das ações de apoio e assistência técnica, de forma a manter o café como uma das culturas historicamente mais importantes da agricultura rondoniense: “Somos o maior produtor da região Norte e o 6º maior do Brasil, mas isso não basta. Assim como a carne de Rondônia é reconhecida como uma das melhores do país, vamos trabalhar para agregar cada vez mais qualidade à nossa produção cafeeira”. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também