Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 19 de Janeiro de 2010 - 13h41

Cahulla apóia emancipação da Ponta do Abunã

Decom


Cahulla apóia emancipação da Ponta do Abunã
Conhecedor das necessidades e dos problemas enfrentados pela população da Ponta do Abunã, o vice-governador João Cahulla sempre defendeu a emancipação da localidade, como forma de assegurar mais autonomia e representatividade aos moradores da região.
Cahulla durante encontro em Ponta do Abunã
Cahulla durante encontro em Ponta do Abunã

Em vários momentos, Cahulla esteve presente em reuniões e manifestações em defesa da emancipação e agora soma apoio pela aprovação da criação do município rondoniense, no plebiscito a ser realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), marcado para o dia 28 de fevereiro próximo.

“Desde setembro de 2007, quando recebi em meu gabinete representantes da comissão pró-emancipação da Ponta do Abunã, que pediram agilidade no estudo de viabilidade sócio-econômico da região, por parte da Secretaria Estadual de Planejamento, que me engajei nessa luta e coloquei meu gabinete à disposição. Agora, estamos no momento decisivo e precisamos somar forças para que a região seja emancipada”, disse Cahulla.

Em agosto de 2009, o vice-governador integrou uma comissão formada por políticos e lideranças que discutiu com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernando Gonçalves, a emancipação política da localidade. “Nossa intenção foi apresentar ao ministro o problema enfrentado por àquela população, que sofre com a distância para a sede do município de Porto Velho e com o abandono por parte da prefeitura. A localidade possui estrutura como posto policial, um hospital do Governo do Estado, escolas e os moradores querem ter o direito de escolher pela emancipação”, comentou.

No mês de setembro passado, Cahulla comemorou com os moradores dos distritos de Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã e Nova Califórnia a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que autorizou em sessão plenária a realização de plebiscito para a criação do município de Extrema de Rondônia, com o desmembramento dos distritos pertencentes à capital Porto Velho (RO). “Agora, com a realização do plebiscito, fica mais próximo o sonho se tornar realidade. Para isso, conclamo a toda a população de Porto Velho a comparecer às urnas e votar sim, pela criação do novo município”, disse Cahulla.

Em julho de 2007 a Assembléia Legislativa aprovou a criação do município. Com o plebiscito, a população vai poder escolher se deseja emancipar-se de Porto Velho. Mas, para que a emancipação se concretize é preciso que o Congresso Nacional elabore a Lei Complementar Federal, exigida pela Constituição, que deverá tratar da criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions