Rondônia, 04 de maio de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Campanha de conscientização no shopping sobre o autismo

Quinta-feira, 02 Abril de 2015 - 14:13 | Assessoria


Campanha de conscientização no shopping sobre o autismo
Pais, familiares e terapeutas voluntários do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), da Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS Central) estiveram nesta quarta-feira (1º), durante o horário de funcionamento do Porto Velho Shopping realizando pit-stop nas cancelas com entrega de panfletos. Também forneceram informações sobre a síndrome do espectro autista em stand próximo à Praça de Alimentação. O pit-stop continua nesta quinta-feira (2), “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” e às 17 horas serão soltos 500 balões azuis no estacionamento da Uniron no shopping.



Ao todo foram confeccionados cinco mil panfletos para serem distribuídos nas cancelas com os seguintes dizeres: “Você precisa conhecer para ajudar 2 milhões de famílias no Brasil – Dia A – Dia Mundial de Conscientização do Autismo – Mais Informação, Menos Preconceito. Autismo é mais comum do que se pensa. Há mais pessoas com autismo do que somarmos todas as crianças com Aids, Diabetes e Câncer, juntos!”

A campanha tem por objetivo esclarecer a população através da informação, pois o autismo não é aparente, é comportamental e muitas vezes os pais são julgados preconceituosamente por “não saberem educar seus filhos” ou as crianças são julgadas “como mimadas ou mal-educadas”, já que o autismo tem graus que vão na escala de leve, moderada e severa.

Ainda não existe cura para o autismo, mas um programa de tratamento precoce, intensivo e apropriado melhora muito a perspectiva de crianças pequenas com o transtorno. A maioria dos programas aumentará os interesses da criança com uma programação altamente estruturada de atividades construtivas.

O principal objetivo do tratamento através de uma equipe multidisciplinar (neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos) é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e dar suporte ao desenvolvimento e aprendizado. Mas a forma de tratamento que tem mais êxito é a que é direcionada às necessidades específicas da criança. Um especialista ou uma equipe experiente deve desenvolver o programa para cada uma.
Nesta sexta-feira (3), o CMMAA encerra a programação da Semana de Conscientização do Autismo com palestra na AWAS Central sobre “Os direitos do Autista”, ministrada pelo bacharel em Direito, José Carlos e pela assistente social Alcione Lima Veloso Barros.

Mais informações sobre toda a programação da semana de conscientização poderão ser obtidas pelos telefones: 9217-8839, 9314-2833 e 9981-9614. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também