Rondônia, 16 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Campanha de vacinação contra gripe está disponível nos postos de saúde até o próximo dia 9

Sexta-feira, 02 Junho de 2017 - 11:56 | da Redação


Campanha de vacinação contra gripe está disponível nos postos de saúde até o próximo dia 9

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou o prazo da campanha de vacinação da gripe, que iniciou do dia 17 de abril e seria encerrada no último dia 26 de maio, sendo ampliado até o próximo dia 9, em todas as unidades municipais de saúde. “Nós não sabemos se até o dia 9 vamos conseguir alcançar a meta preconizada pelo MS que é de 90% da população estimada, um total de 97 mil pessoas”, declarou a coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizete Gomes.

Segundo a profissional, até o momento o registro é de 72% de cobertura não homogênea, que significa que não são coberturas iguais em todos os grupo alvos, que são crianças de dois a menor de cinco anos, com apenas 30%; a gestantes, com 45% de cobertura; e a melhor cobertura é a dos idosos, com 68% de pessoas vacinadas. Ainda tem os grupos dos trabalhadores de saúde, os professores, os presos, os socioeducandos, e o grupo de pessoas com doenças crônicas, com mais 17 mil pessoas com comobidades.

“A maior decepção para nós é os pais não levarem as crianças, por ser uma doença grave, o H1N1, e o Influenza B, que foi contemplado este ano e é um vírus muito potente que pode levar a uma pneumonia, bronquite, renite, todas as infecções e complicações respiratórias. Temos feito muitas chamadas na mídia e nas escolas, e esperamos que a procura cresça”.

Em 2016 foram vacinadas 47 mil pessoas, e este ano o número de meta subiu para 97 mil. A secretaria recebeu este 110 mil doses para atender a toda a população, mas a coordenadora acredita que o Ministério da Saúde não vai abrir a vacinação para pessoas fora dos grupos selecionados, enquanto a meta não for atingida.

“E mesmo assim, quando sobram doses, geralmente fazemos esse trabalho em órgãos públicos, para servidores, enfim. Até porquê a vacina já não é aberta para todos pelo fato de os laboratórios não suportarem a demanda, pela falta de matéria prima”, explicou Elizete.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também