Rondônia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 15 de Janeiro de 2009 - 17h17

Capacitação do Estado à educação infantil segue até esta sexta-feira

RONDONIAGORA.COM


Segue até esta sexta-feira (16), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o Módulo III do Curso de Formação de Professores Tutores e Articuladores Pedagógicos do Proinfantil Grupo II, que foi aberto segunda-feira pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e municípios, com o objetivo de habilitar para o magistério, em nível médio, os professores que exercem atividades docentes na educação infantil, elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica.

Participam do curso, da modalidade normal à distância, 45 professores em exercício nas creches e pré-escolas dos sistemas municipal, estadual, da rede privada e sem fins lucrativos dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Cacoal, Rolim de Moura, Ariquemes, Campo Novo, Cujubim, Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Ministro Andreazza, Nova União e Presidente Médici.

As palestrantes são as professoras doutoras, Celi da Costa Silva Bahia e Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e a professora mestra, Solange Mochiutti, também da UPFA. A abertura foi feita com a palestra “A Ética e as Relações Interpessoais”, com o professor Anselmo Alencar Colares, doutor em filosofia, história e educação, pela Unicamp, atuando hoje na Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O Proinfantil, conforme explicou a coordenadora Gedneide Araújo de Vasconcelos, foi implantado no Estado em julho de 2005, com um grupo piloto em quatro agências formadoras instaladas na Capital, além de Colorado do Oeste, Ariquemes e Presidente Médici, resultando na formação de 89 educadores. No ano seguinte, mais 44 foram habilitados na Capital e em Rolim de Moura; e no ano passado outros 112 iniciaram o curso em Ariquemes, que atende aos municípios de Jorge Teixeira, Cujubim e Campo; Presidente Médici (Ouro Preto do Oeste, Nova União e Ministro Andreazza); Rolim de Moura (Alto Alegre dos Parecis e Cacoal). A previsão é em 2009 seja implementado mais um grupo com 206 cursistas dos municípios de Rolim de Moura, Presidente Médici e Colorado do Oeste.

“Este curso se propõe a contribuir para a formação de um professor capaz de continuar aprendendo e um cidadão responsável e participativo, integrado ao projeto da sociedade em que vive e, ao mesmo tempo, crítico e transformador”, disse Gedneide, ressaltando que a avaliação estrutura-se em contínua e bimestral.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions