Rondônia, 09 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Carreta do Hospital de Amor faz exames no campus a Unir no próximo dia 5

Segunda-feira, 26 Setembro de 2022 - 09:46 | Redação


Carreta do Hospital de Amor faz exames no campus a Unir no próximo dia 5

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com o Hospital do Amor Amazônia, levará no próximo dia 5, a carreta do Outubro Rosa ao campus de Porto Velho, para realização de mamografias e preventivos que estarão disponíveis à comunidade acadêmica e da Vila Princesa, das 8 às 18 horas.

Para participar dos atendimentos é necessário realizar um pré-cadastro com a equipe de saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/UNIR), que estará à disposição no campus Unir de Porto Velho até o dia 26 de setembro, das 8 às 18 horas. Todas as informações necessárias podem ser obtidas em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoa (DGP), da Unir, pelo telefone 2182-2260 (WhatsApp), ou então pelo e-mail saudeservidor@unir.br. Os documentos necessários para o cadastramento são cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, e as orientações para realização dos exames estão disponíveis abaixo.

A carreta do Hospital de Amor Amazônia é projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de Papanicolau (para detecção do câncer de colo do útero) e mamografia, atenderá servidoras, acadêmicas, funcionárias terceirizadas e mulheres da comunidade da Vila Princesa.

“Essa parceria é mais uma ação de saúde da UNIR que permitirá tanto à comunidade acadêmica como à comunidade do entorno uma oportunidade de realizar o acompanhamento necessário para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero, por meio de diagnóstico em unidade de referência no tratamento do câncer”, afirma a diretora da DGP, Eliane Gemaque.

Outubro Rosa

Com diversas ações realizadas por instituições de saúde, órgão públicos, empresas privadas, entre outros, o mês de outubro é tradicionalmente dedicado à conscientização sobre a importância da detecção precoce e tratamento do câncer de mama por meio da realização da Campanha Outubro Rosa. A data celebrada anualmente proporciona maior acesso da população aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade entre os pacientes.

Serviço

O que é necessário para realizar o exame de Prevenção?

Para a Mamografia:

Ter idade entre 40 e 69 anos;

Não estar grávida;

Não ter realizado mamografia em serviço público a menos de um ano.

Para o Preventivo (Exame Papanicolaou):

Ter idade entre 25 a 64 anos (somente essa faixa etária será atendida);

Não poderá já ter diagnóstico de câncer de útero e estar em tratamento;

Não estar em atraso menstrual;

Não ter realizado ducha vaginal a menos de 2 dias;

Ter terminado a menstruação a pelo menos 3 dias;

Não usar pomada vaginal a pelo menos 2 dias;

Não ter tido relação sexual a menos de 2 dias.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também