Rondônia, terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 18 de Outubro de 2010 - 11h31

Carta aberta ao candidato a Governador de Rondônia, Confúcio Moura

Jânio Silva


“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.”
Santo Agostinho. 
 

Por Jânio Silva

“TUDO PARECE UM RECOMEÇO. Quem vê agora a minha campanha até parece que estou lá, bem longe, em julho de 2010 ou ainda mais em novembro de 2009. Porque faz  tempo que comecei a correr o Estado, das prévias internas até a plena campanha.” Extraído do Blog Confúcio Moura dia 17.10.2010 (Domingo).
 

Confesso Dr. Confúcio, quando o coloquei na condição de meu comandante em artigo público manifestando minha posição de defensor de seus idéias (Jornal O Estadão do Norte, em 19.11.2009) e no site rondoniadinamica.com.br que depois  continuei acompanhando as prévias dentro do PMDB. Como numa dinâmica partida miniatura de xadrez fecharam em torno de seu nome. A partir dessa decisão começou a gastar os solados dos sapatos, botinas na mala e correr trecho. Mantivemos algumas conversas a respeito e no meu retorno. Apresentei algumas variantes do Marketing Moderno. Porém, em postura própria o senhor se qualificou na qualidade de seu Marketeiro. E que se sua pequena equipe que já vinha ganhando o jogo lhe servia suficiente.
 

Como o Sr. mesmo me chamou de grande observador e desvendador de enigmas, vejo de meu observatório central uma tela enorme, formatadas no aspecto de mídia eletrônica, jornais, comunicação e produção de seu horário eleitoral por profissionais, seguramente bem renumerados e dispostos a participar da conta publicitária, caso seja o senhor vitorioso. Esse é um ponto de interrogação e uma das contradições do jogo político?!
 

Nas eleições de Raupp contra Bianco, pairava a incógnita de que lado Chiquilito Erse iria se posicionar. Bianco me pediu uma opinião a respeito. Fui curto e grosso na resposta: na matemática política não temos uma lógica correta. Esqueça o assédio demais a Chiquilito, apenas promova sua campanha e deixe o vento seguir a direção natural das coisas. Bianco, se aconselhou com seu irmão Arnaldo Bianco e agradeceu a sugestão. Enfim, Chiquilito tomou partido ao lado de Raupp e ambos foram derrotados.
 

Hoje assisto os nomes dos que saíram derrotados no primeiro turno, compondo esse arco de aliança em volta de seu nome. Não é necessário citar aqui pois somam muitos. Senadora, Deputados Federais, Estaduais, uma boa parte dos eleitos, formando um grande mosaico humano e talvez apocalíptico!
 

O senhor teve a oportunidade de me conhecer um pouco, minha preocupação com a verdadeira educação, carro-chefe de sua campanha. Pergunto-lhe onde está Cristovam Buarque, grande educador sério do Brasil? “No Brasil, quem tem ética parece anormal”, disse Mário Covas. Cristovam se afastou tão logo viu o pensamento petista de enquadramento, não diferente do ladrão comum, quando enquadra a vítima para roubar. O pior roubo é o da cidadania, da liberdade de expressão, da exploração das misérias, através de programas que colocam o Brasil numa rede social desumana. E essa gente ainda tem a coragem de dizer que a pobreza diminui no País.
 

Com a eleição do palhaço Tiririca em São Paulo, me envergonho e me sinto culpado, na tese defendida onde somos todos complacentes e participante desse circo que monta. Não é de lona e cimento na cor vermelha, talvez para lembrar o muro de Berlim.
 

Continuo acreditando que no segundo turno o grande levante da massa, do povo religioso, dos homens de bens vai triunfar. “Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada.” Edmund Burke.
Até hoje nunca ouvi e nem vi ninguém dizer que queira devastar, depredar, esculhambar com o meio ambiente. Todo mundo sabe que se a gente destruir o meio ambiente, rios, florestas e solos estaremos  acabando com a vida humana na Terra. Além do mais permitir legalmente que a indústria madeireira possa trabalhar à luz do dia, os pescadores, os extrativistas não madeireiros também.
 

“Rondônia, no meu governo, com certeza, será um Estado bem diferente porque o que mais quero é ter todo mundo sob o manto da legalidade e tendo ao mesmo tempo condições de trabalhar em paz. Um pequeno ajuste nas consciências e práticas costumeiras, de tão usadas passaram a ser aceitas, mas, que precisam ser reaprendidas para o bem de todos nós." Esse trecho tirei do Blog Confúcio Moura. Vote 15 por uma NOVA SEDAM, menos burocrática, mais eficiente, ágil e honesta.

Sem dúvida é preciso desburocratizar a máquina, lhe vestir com uma nova roupagem, onde verde e o homem convivam em harmonia, concordo. Porém, o que me assusta é a volta ao passado, quando se comenta que Osvaldo Pitaluga comandará a pasta por imposição do PT. Pitaluga um velho conhecido mal administrador e caricaturista de si mesmo.
 

Outro ponto essencialmente chave. Secretaria de Educação nas mãos do PT, Fátima Cleide. Ou eu estou perdido ou o mundo se perdeu. Educação é tema sério e a senadora teve 8 anos para garantir melhores benefícios e inovações nesse campo tão vasto e sonhador, como sonhava o saudoso e fundador da Universidade de Brasília (UNB) Darcy Ribeiro, com um dia em que o Brasil viria ser uma civilização letrada. A senadora se pautou em defesas dos que chamam grupos de minoria, aí foi por conta dela. Pagou um preço nas urnas.
 

Finalizando essa carta, abertamente assumi minha licença da executiva do PSDB Regional, por não achar o candidato ao Governo a melhor escolha para os tucanos. Porém, deixei registrado o meu apoio incondicional ao candidato a Presidência da República José Serra. É nesse homem homem Dr. Confúcio que meu coração ausculta e bate forte, a batida do povo brasileiro.
 

Sempre fui povão e continuo minha campanha pequena pelos sem camisas, despidos de sua própria cultura que é comprada com uma simples Bolsa Família. Me despeço com o magnífico Darcy Ribeiro:
"Lutei muitas guerras, travei várias batalhas, das quais a maioria sai derrotado. Tão pouco gostaria de está ao lado dos vitoriosos"
 

*JÂNIO SILVA, Presidente da Federação Rondoniense de xadrez e Membro da Executiva Regional do PSDB em Rondônia. janio-san@hotmail.com.br
 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions