Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 17 de Julho de 2009 - 14h11

Cassol participa do lançamento da primeira camada de concreto na Usina

RONDONIAGORA


Cassol participa do lançamento da primeira camada de concreto na Usina
Na manhã desta sexta-feira (17), o governador Ivo Cassol esteve presente na cerimônia da 1° Concretagem no Barramento da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no rio Madeira. As obras estão ganhando oito meses de antecipação. “O fato das obras estarem sendo antecipadas em oito meses, só prova a viabilidade do empreendimento, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos.

Hoje, o Estado de Rondônia vive um desenvolvimento vultuoso, e isso é muito bom, porque estão sendo gerados muitos empregos e em breve a Usina vai gerar energia para o nosso Estado e principalmente para o restante do país. Mas quero também deixar claro a minha preocupação como governador. Depois que as obras forem concluídas, o que vai ficar para a região é a ressaca, ou seja, um grande número de pessoas desempregadas. Eu peço ao Governo Federal que crie um projeto de lei que incentive as grandes empresas à se instalarem em Porto Velho e regiões próximas, para que possam gerar empregos para esses trabalhadores. Outro pedido é que se modifique as leis fiscais de nosso Estado, para que os impostos sejam gerados aqui e não em outros Estados”, ressaltou Cassol.

Para o diretor de implantação da obra, José Bonifácio Pinto Júnior, essa é a primeira camada de concreto oficial do bloco da área de montagem das máquinas. “Neste local serão colocadas as máquinas desmontadas e depois de montadas serão levadas aos respectivos locais onde gerarão energia. Para se ter um idéia da extensão do empreendimento, no total serão utilizados três milhões de metros cúbicos de concreto, cujos trabalhos seguem até 2013. Mas já em dezembro de 2011, terá início a geração de energia”, anunciou.

As obras da Usina de Santo Antônio já contam com cerca de 6 mil trabalhadores, e até meados de 2009 já serão cerca de 12 mil trabalhadores. E, segundo o presidente da Santo Antônio Energia, Roberto Simões, 90% dessas pessoas foram recrutadas em Porto Velho e regiões próximas. Na ocasião, agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Eu gostaria de agradecer o apoio dado pelo Governo do Estado, sem o qual não seria possível a realização de uma obra desse porte. Nós estamos com as obras antecipadas em oito meses, os trabalhos acontecem 24 horas por dia e o mais importante é que a partir de 2011 já estaremos gerando energia, um marco para o Estado de Rondônia”, salientou.

Cassol visitou ainda o Parque Metálico, onde estão sendo montadas as peças da parte mecânica das turbinas.“É importante para o Governo do Estado, que as empresas que ganharam a concessão das linhas de transmissão também antecipem seus trabalhos, uma vez que as obras aqui nas usinas estão em ritmo acelerado”, destacou Cassol.

Após a visita na usina, o governador Ivo Cassol vistoriou o andamento das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água da Caerd, localizada na Estrada do Santo Antônio e que faz parte do pacote de obras que vai levar água tratada para toda a cidade de Porto Velho. “Neste empreendimento estão sendo investidos 10 milhões de reais. A obra teve início em agosto de 2008 e a nossa meta é de entregar até fevereiro de 2010. Para se ter uma idéia, hoje essa estação de tratamento de água tem capacidade para gerar 600 mil litros de água por segundo, ao término das obras vai produzir 1.600 litros de água por segundo para toda a população de Porto Velho”, destacou Cassol.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions