Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 11 de Março de 2009 - 12h26

CASSOL VISITA OBRAS COM RECURSOS DO PAC EM PORTO VELHO

RONDONIAGORA.COM


CASSOL VISITA OBRAS COM RECURSOS DO PAC EM PORTO VELHO
O governador Ivo Cassol (sem partido) reservou a manhã desta quarta-feira para visitas às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Porto Velho. Ao lado do secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro, e engenheiros da empresa Andrade Gutierrez, Cassol esteve nas zonas Leste e Sul constatando os trabalhos de ampliação de reservatórios de água e colocação de adutoras para distribuição.

A obra promete atender 100% da população da Capital com água tratada. Hoje, apenas 67% recebem água da Caerd através de um sistema intermitente. “Isso vai acabar. Agora, os moradores terão água 24 horas por dia e todos os dias da semana”, garantiu o governador.

A ampliação do sistema de abastecimento de água tratada está orçada em R$ 114 milhões. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem o maior volume de recursos empregados, cerca de R$ 97 milhões. “Por isso estamos verificando o andamento da obra às vésperas da visita presidencial. Vamos falar ao presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff que em Rondônia as obras do PAC existem realmente”, disse Cassol.

A obra

Além dos quatro reservatórios, nos bairros Pantanal, Nacional, Caladinho e Mariana, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia também conta com ampliação do sistema de captação. A ETA, Estação de Tratamento de Água, hoje com capacidade para 600 litros de água tratada por segundo, passará a tratar mil litros a mais no mesmo tempo. A água será levada aos reservatórios através de 26 quilômetros de adutoras de 50 cm feitas em ferro fundido. As que levam a água bruta, do Rio Madeira para a ETA, chegam a ter 1 metro de diâmetro. O projeto também inclui 450 quilômetros de rede de distribuição. Cerca de 65 km já estão assentados.

Para garantir que a população de Porto Velho terá água tratada sem interrupção, o governador Ivo Cassol fará um aditivo ao projeto para implantação de um sistema de energia secundário. “Vamos colocar geradores de energia nos reservatórios para que os moradores não fiquem sem água por falta de energia”.

A previsão de entrega da obra é para fevereiro de 2010, mas, segundo a empresa responsável, pode haver uma antecipação para dezembro.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/cassol-visita-obras-com-recursos-do-pac-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions