Rondônia, 11 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Cenário da pecuária leiteira de Rondônia será apresentado na abertura do 2.º Simpósio de Manejo Sustentável de Pastagens

Quinta-feira, 19 Novembro de 2015 - 10:17 | Assessoria


A segunda edição do Seminário de Manejo de Pastagens de Rondônia reunirá técnicos da extensão rural, pesquisadores, produtores rurais, profissionais da área de ciências agrárias e acadêmicos para discutir técnicas e apresentar casos de sucesso no manejo das pastagens no estado. Especialistas de renome e larga experiência na área estarão debatendo temas atualizados e aplicação de tecnologias para a melhoria do pasto e de sua capacidade de produção.



O evento será realizado de 18 a 20 de novembro, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em uma ação conjunta entre a Emater-RO, Embrapa e Sebrae-RO. A proposta é levar aos agricultores conhecimentos e alternativas tecnológicas para recuperação, renovação, manejo e sustentabilidade das pastagens. “Serão discutidas técnicas sobre o melhor manejo, o melhor pasto, a qualidade do alimento ofertado, bem como ações que possam contribuir no aumento da capacidade de produção por área, de melhor utilização de espaço, entre outros”, diz o zootecnista José Renato Carvalho, extensionista da Emater-RO.

Em Rondônia, a produção leiteira está entre as principais atividades da pecuária no estado, sendo o principal meio de sobrevivência da população rural, e está presente em, aproximadamente, 83% das propriedades da agricultura familiar. Os últimos dados do IBGE apontam que 48,0% da produção de leite da região Norte (2,7% da produção do país) é produzido em Rondônia, o que a coloca em 8.ª posição no ranking nacional. Esses e outros cenários da pecuária leiteira no estado serão apresentados na palestra a ser ministrada pelo pesquisador Paulo Moreira, da Embrapa Gado de Leite, na abertura, marcada para as 18 horas desta quarta-feira (18).

A programação técnica será apresentada durante os dois dias seguintes, com palestrantes de Rondônia, de outros estados e dos EUA, com o é o caso do Dr. Cecílio Viega Soares Filho, que chega da Universidade da Flórida trazendo em sua bagagem informações importantíssimas sobre o uso racional de adubação em pastagem. Serão discutidos ainda temas como: uso de pastagem para a produção animal no Brasil; irrigação de pastagens e uso racional da água; doenças e pragas em pastagens; sistema misto com alternativa para a intensificação da produção animal em pastagens, suplementação volumosa para período da seca e conforto térmico e bem-estar animal em pastagens, além da apresentação de caso de sucesso em pastagem em Rondônia.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também