Rondônia, quarta-feira, 8 de julho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 13 de Outubro de 2008 - 15h53

Centro de Reabilitação da FIMCA expande atendimento

Assessoria


Desde a sua implantação no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, o Centro de Reabilitação vem disponibilizando atendimento em diversas especialidades da Fisioterapia como Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia, Reeducação Postural Global (RPG), Hidroterapia, e agora, fisioterapia na gravidez.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Janaína Campos de Carvalho Bedran que atende no Centro de Reabilitação do Curso de Fisioterapia da FIMCA, “durante a evolução da gravidez, surgem inúmeras modificações bioquímicas, funcionais e anatômicas no organismo materno, proporcionando um ambiente estável para o feto e atendendo suas necessidades de crescimento.

Janaína afirma ainda que – “Preocupadas com a saúde do seu bebê e com seu próprio bem estar físico emocional e também com questões estéticas, as gestantes se deparam com um leque restrito de opções que atendam suas necessidades. Quase sempre ficam limitadas à hidroginástica e caminhadas. A fisioterapia na gravidez aparece como uma alternativa pioneira no atendimento à gestante, proporcionando atendimento individual e atividades personalizadas”.

“No primeiro contato, é feita a avaliação fisioterapêutica onde são identificados os principais sintomas apresentados pela gestante como dores lombares, edema de membros inferiores, perda urinária, etc. É feita também uma avaliação postural da gestante”, explica Janaína.

Durante a avaliação, são abordados assuntos como alimentação, vestuário, exercícios físicos durante a gravidez, atividades sociais e profissionais e sentimentos e ansiedades gerados pela gravidez. A discussão de tais assuntos será fundamental na definição da conduta a ser adotada para cada caso específico.

A fisioterapia na gravidez tem como objetivos principais: evitar o ganho excessivo de peso; reduzir o estresse cardiovascular; prevenir o diabetes gestacional; prevenir e/ou minimizar dores lombares e cervicais; diminuir o edema, principalmente de membros inferiores; reeducação postural; melhorar a imagem corporal e o estado psicológico; manter o melhor nível de condicionamento físico possível; prevenção da incontinência urinária; facilitar o desprendimento fetal durante o parto vaginal; diminuir o tempo do período expulsivo; redução do tempo de hospitalização da gestante; orientar quanto ao aleitamento materno; melhora na recuperação pós-parto.

As sessões têm a duração média de 40 minutos e devem ser feitas pelo menos duas vezes por semana. A partir do 4º mês de gestação a gestante já pode iniciar a fisioterapia e não há necessidade de esperar que sintomas como lombalgia apareçam. O ideal é que a gestante comece a desenvolver esse tipo de atividade de forma preventiva. É possível realizar o tratamento até a última semana de gestação.

O horário de funcionamento do Centro de Reabilitação é das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo número – (69) 3217-8975.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions