Rondônia, 21 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Cirurgia cardíaca rara é realizada em criança de 4 anos no Hospital de Base em Porto Velho

Sexta-feira, 02 Junho de 2023 - 15:38 | da Secom/RO


Cirurgia cardíaca rara é realizada em criança de 4 anos no Hospital de Base em Porto Velho

Um menino de 4 anos, com a doença cardíaca chamada tetralogia de Fallot, passou por procedimento de implantação de marcapasso infantil definitivo, na noite de quarta-feira (31), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

A criança foi acolhida no Hospital Infantil Cosme e Damião, no dia 26 de maio, com episódios de desmaios, recebeu o atendimento de urgência pelos profissionais de plantão e ficou em observação na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, sendo transferida para o Hospital de Base, com urgência, para realizar a cirurgia. A operação foi totalmente realizada com recursos do Sistema Único de Saúde – SUS.

A médica cardiologista, Luciana Nina, a qual realizou o diagnóstico da criança, explicou que, “pela primeira vez recebemos um caso raro desses, mas com a equipe médica capacitada, realizamos com sucesso o procedimento”, ressaltou. A doença cardiológica tetralogia de Fallot é uma condição rara, causada por uma combinação de quatro malformações cardíacas presentes no nascimento. As anomalias causam fluxo de sangue pobre em oxigênio para fora do coração e para o resto do corpo.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou sobre o feito. “É gratificante ver o resultado dos esforços de profissionais especializados nas nossas unidades. Poder oferecer uma oportunidade de vida à uma criança, é emocionante”, parabenizou.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também