Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 16 de Setembro de 2008 - 16h10

CNPq/PIBIC renovam bolsa de iniciação científica para acadêmico de Biomedicina da FIMCA

Assessoria


Acadêmico do 5º período do Curso de Biomedicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, Flávio Augusto de Souza Oliveira obteve a renovação de bolsa pelo CNPq/PIBIC. Através da pesquisa sobre a prevalência de Hepatites B e C em indivíduos HIV soros-reagentes atendidos no serviço de Atendimento Especializado no Município de Porto Velho/Rondônia.

A primeira etapa do projeto foi realizada no período de julho a novembro 2007 no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica Oswaldo Cruz com o objetivo de detectar marcadores sorológicos das Hepatites virais B e C em indivíduos HIV soros-reagentes. Foram coletadas 111 amostras de material biológico de 503 indivíduos matriculados na unidade básica de atendimento especializado SAE de Porto Velho (Policlínica Oswaldo Cruz). Desses indivíduos, 65 (58,55%) eram do sexo feminino e 46 (41,45%) do sexo masculino com uma faixa etária entre 18 a 75 anos.

De acordo com Flávio Souza os resultados demonstraram que a prevalência do vírus da Hepatite B é de alta incidência nesta população. “Exames mostraram que, dos 46 indivíduos do sexo masculino 23% apresentam o marcador HBsAg, já o marcador sorológico Anti-HBC total indica que 71,73% homens esteve em contato com o vírus HBV. Sendo que o marcador Anti-HBC encontro-se presente em 34,78% desses indivíduos e apenas 4,34% desses resultados foram indeterminados. Desses pacientes apenas 3 (6,52%) apresentaram marcadores do HCV (Anti-HCV) e 1 (2,17%).

Flávio explica também que “as mulheres apresentaram uma imunidade maior do que os homens. Os marcadores Anti-HBC e Anti-HBS apareceram com mais freqüência com cerca de 52,30% e 40% respectivamente, esses valores explicam que parte dessas mulheres está vacinada segundo consta no histórico individual de cada uma delas (prontuário). Apenas 7 (10,77%) apresentaram a fase aguda do HBV e nenhuma apresentou marcadores para o vírus da Hepatite C (Anti-HCV).

Três casos foram estudados, porém estudos anteriores demonstraram que existe também a presença do marcador sorológico Anti-HCV na população feminina.

A pesquisa realizada por Flávio Souza teve como orientadores – Dr. Juan Miguel Villalobos Salcedo, do Instituto de Pesquisas em Patologia Tropical (IPEPATRO) Centro de Pesquisa Médicas (CEPEM) e Tony Hiroshi Katsuragaw (IPEPATRO) e docente da FIMCA.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/cnpq-pibic-renovam-bolsa-de-iniciacao-cientifica-para-academico-de-biomedicina-da-fimca)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions