Geral
Com mais de 200 leitos, Hospital Municipal da capital deve ajudar a reduzir fila da regulação do SUS
Segunda-feira, 01 Junho de 2026 - 15:32 | Redação

Com mais de 200 leitos previstos, o Hospital Municipal de Porto Velho deverá atuar diretamente na redução da fila da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), concentrando atendimentos atualmente represados, especialmente cirurgias eletivas e outros procedimentos médicos.
A nova unidade, que está próxima de ser entregue, passa a integrar um cenário marcado por anos de espera por consultas especializadas, exames e cirurgias. Segundo as informações divulgadas pela Prefeitura, a falta de uma estrutura hospitalar própria do município contribuiu para o acúmulo da demanda ao longo dos anos.
Com o funcionamento do hospital, Porto Velho passará a contar com uma estrutura própria voltada ao atendimento da população, ampliando a capacidade de resposta da rede municipal de saúde.
Até então, grande parte dos atendimentos de média e alta complexidade era absorvida pela rede estadual. A expectativa é que o novo hospital permita maior agilidade nos serviços oferecidos aos usuários do SUS na capital.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, afirmou que a unidade foi planejada para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
“Dessa maneira seguimos firmes no propósito de garantir o acesso à saúde dos nossos munícipes de forma rápida, digna e eficiente, em um hospital completo que irá elevar a qualidade da saúde em nossa cidade”, declarou.
O prefeito Léo Moraes afirmou que o Hospital Municipal representa uma resposta à demanda histórica relacionada à fila da regulação e destacou o impacto da estrutura na rede pública de saúde.
“O Hospital Municipal é uma resposta a um clamor antigo da nossa população, que sofre há décadas com a fila da regulação. Com essa estrutura, passamos a viver uma nova realidade na saúde pública de Porto Velho. Estamos superando uma condição precária que marcou nosso sistema por muitos anos e construindo um futuro mais digno para quem depende do SUS”, afirmou.
A gestão da unidade será realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a proposta apresentada, o modelo de gestão busca garantir qualificação profissional, estrutura administrativa e atendimento voltado aos usuários da rede pública de saúde.